Três crianças mortas em ataque no sul da Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 04 fev (Lusa) - Três irmãos, de três, cinco e nove anos, morreram no sul da Tailândia ao serem atingidos por disparos quando chegavam a casa com os pais que ficaram feridos no ataque perpetrado na região de maioria muçulmana e palco de conflitos.

O ataque aconteceu quando a família chegava a casa, à noite, na localidade de Palukasamoh, distrito de Bacho, província de Narathiwat.

A família é muçulmana e tinha participado na oração na mesquita local.

As crianças acabaram por morrer no hospital de Bacho e os pais estão a recuperar dos ferimentos no hospital de Narathiwat.

A polícia, que atribui o ataque a separatistas muçulmanos, disse que os tiros foram disparados a partir de um bosque no local e com armas automáticas.

Cerca de 6.000 pessoas morreram em atos de violência, ataques e confrontos com as autoridades desde que o conflito ressurgiu nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat em 2004.

Os rebeldes muçulmanos denunciam a discriminação que dizem ser alvo pela maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias que faziam parte do antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.