Produtores de arroz na Tailândia em protesto para receberem subsídios

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 04 fev (Lusa) - Os produtores de arroz continuaram hoje os protestos contra o Governo da Tailândia, bloqueando pelo terceiro dia consecutivo a autoestrada que liga a zona centro e sul do país, revelou a imprensa local.

Os agricultores exigem o pagamento de 130.000 milhões de baths (cerca de 2.900 milhões de euros) que o Governo tem de pagar pela última colheira de arroz e dentro do quadro de apoios concedidos.

Montados nos seus camiões, os manifestantes prolongaram por quatro ou cinco horas o trajeto até ao sul, o que dificulta o abastecimento de produtos da pesca oriundos das províncias do sul.

"Os transportadores puderam utilizar vias alternativas, mas com atrasos entre quatro a cinco horas", afirmou Yoo Chienyuenyongpong, presidente da Federação de Transportadores da Tailândia, referiu o "Bangkok Post".

O mesmo responsável acrescentou esperar que Governo e produtores de arroz cheguem a acordo para que seja possível terminar com o bloqueio.

Os agricultores em protesto são oriundos das regiões centro e oeste do país, que executam várias colheitas, já que os do norte e nordeste apenas conseguem uma produção anual e já receberam os apoios.

A primeira-ministra tailandesa, Yingluck Shinawatra, não conseguiu pagar aos produtores por estar a liderar um Governo interino.

Desde que foi aprovado em 2011, o programa de subsídios ao arroz tem sido uma fonte de problemas devido a uma dívida de ultrapassa atualmente 700.000 milhões de baths (cerca de 15.000 milhões de euros).

Yingluck enfrenta os produtores por falta de pagamento e uma investigação da Comissão Anticorrupção devido a alegadas irregularidades no processo.

O objetivo do Governo era garantir um preço mínimo para o arroz, de forma a ajudar os produtores, mas o aumento dos preços afastou a Tailândia da liderança mundial dos exportadores de arroz, num 'combate' mantido sempre com a Índia e o Vietname.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.