Gigantes tecnológicos dos EUA revelam aumento dos pedidos de dados de clientes

| Mundo
Porto Canal / Agências

Los Angeles, Estados Unidos, 04 fev (Lusa) - Seis dos gigantes tecnológicos norte-americanos revelaram na segunda-feira o aumento do número de pedidos de dados dos seus utilizadores por parte do Governo através da Agência de Segurança Nacional (NSA) e outros departamentos de investigação.

Google, Microsoft, Apple, Yahoo, Facebook e LinkedIn referiram que a informação pedida vai desde conteúdos dos seus portais a dados mais precisos como o nome, idade e o local de residência dos seus assinantes.

O Governo permitiu às companhias tecnológicas em finais de janeiro a prestação de mais informações aos seus clientes sobre o ritmo a que estão obrigadas a proporcionar informação à NSA e a outras agências.

O acordo foi alcançado em resposta a um pedido feito por várias empresas perante o Tribunal de Vigilância de Informações Estrangeiras.

As companhias pediam que lhes fosse permitido revelar aos seus clientes quantos pedidos acompanhados de ordem judicial recebem das agências de informações para proteger a sua imagem depois das revelações do ex-analista Edward Snowden sobre os programas de espionagem na Internet.

A Google recebeu pedidos relacionados com o conteúdo de entre 9.000 a 9.999 contas na primeira metade de 2013, um notável aumento face aos primeiros seis meses de 2011 quando lhe foram solicitados dados referentes a 7.000 a 7.999 contas.

A Microsoft recebeu pedidos para 15.000 a 15.999 contas no mesmo período, um aumento também significativo face aos 11.000 e 11.999 do primeiro semestre de 2011.

Já a Yahoo foi a que mais pedidos recebeu - 30.000 a 30.999.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.