Agente de Ian Thorpe admite que nadador está em tratamento de depressão

| Desporto
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 03 jan (Lusa) - O nadador australiano Ian Thorpe está a ser sujeito a tratamento para depressão, admitiu o seu agente depois de o atleta olímpico ter sido encontrado a deambular pela rua em Sydney, Austrália, na madrugada de segunda-feira.

Uma mistura de analgésicos e antidepressivos terá deixado Ian Thorpe atordoado e desorientado, mas James Erskine, que falou à televisão australiana ABC, sublinhou que o nadador, de 31 anos, não tinha tomado bebidas alcoólicas.

"Não houve álcool envolvido, ele não esteve a beber nem nada parecido", disse Erskine. "O hospital sugeriu - ou mais do que sugeriu, penso eu - que deveria ser submetido a tratamento da depressão e foi isso que aconteceu", acrescentou.

Vencedor de cinco medalhas de ouro olímpicas, Thorpe foi detido e posteriormente hospitalizado depois de ter sido visto a tentar entrar para um veículo perto da casa dos seus pais, no sul de Sydney.

Esta foi a segunda visita do nadador ao hospital em duas semanas, depois de uma queda que motivou uma cirurgia num ombro e que levou o agente a negar que Thorpe está a receber tratamento contra a depressão e o abuso de álcool.

"Ele tem estado a tomar medicamentos prescritos, analgésicos para o ombro e também antidepressivos. Mas foi obviamente uma mistura destes e essa mistura desorientou-o, porque ele andava a deambular às três horas da manhã", afirmou Erskine.

Residentes no local alertaram a polícia depois de Thorpe ter tentado entrar num carro. "Ele ficou desorientado e tentou entrar naquele que julgava ser o carro de um amigo, mas não era", relatou o agente, acrescentando que os polícias "foram fantásticos, perceberam que era Ian Thorpe e chamaram uma ambulância".

Além dos problemas com a depressão, Thorpe reconheceu na sua autobiografia, publicada em 2012, ter sofrido durante anos de uma depressão, que o levou a equacionar o suicídio.

"Usei o álcool como uma forma de livrar a minha cabeça de pensamentos horríveis. Era a minha forma de gerir os meus estados de espírito", disse então o nadador.

Thorpe é o atleta australiano mais galardoado em Jogos Olímpicos, com nove medalhas, incluindo quatro de ouro em Sydney2000 e uma em Atenas2004.

Também foi o primeiro nadador a conseguir seis medalhas de ouro no decorrer de uma edição dos Campeonatos do Mundo, em 2001, num total de 11 títulos mundiais ao longo da carreira.

PA // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Eleições FC Porto: Portal do recenseamento pioneiro disponível para os sócios

Na antecâmara das eleições agendadas para 27 de abril, o FC Porto disponibiliza a partir desta sexta-feira um portal digital, através do qual cada sócio pode consultar dados relativos ao seu recenseamento e à sua capacidade eleitoral.

FC Porto (UEFA Youth League): Do Céu ao Inferno. Crónica de jogo

O sonho estava mais vivo que nunca quando minuto 90 apareceu no placar do Centro Desportivo de Colovray, na Suíça. Um golo transalpino na compensação e duas grandes penalidades falhadas ditaram o fim do mesmo para o FC Porto (2-2 [4-3]).

Sérgio Conceição: "A atitude é inegociável"

Sérgio Conceição promete “fazer tudo para ganhar” ao Casa Pia (domingo, 18h00).