Francês que atirou gato ao ar e divulgou na Internet condenado a um ano de prisão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Marselha, França, 03 fev (Lusa) -- Um cidadão francês que divulgou vídeos na Internet que mostravam um gato a ser lançado ao ar por diversas vezes foi hoje condenado a um ano de prisão.

Farid Ghilas, de 24 anos, que foi detido na sexta-feira em Marselha, no sul de França, foi julgado por "atos de crueldade contra animais domésticos ou domesticados", um crime que é passível a uma pena de dois anos de prisão.

As autoridades judiciais francesas também deliberaram que o acusado, que admitiu ter sido "um idiota", fica proibido, de forma definitiva, de ter animais domésticos.

Os vídeos divulgados na Internet, e apresentados no tribunal, mostram um homem a lançar, a uma longa distância, um gato branco e amarelo. O animal cai no chão por diversas vezes.

O gato de cinco meses, de nome Óscar, foi encontrado vivo, mas visivelmente traumatizado. O felino sofreu uma fratura na pata e será operado em breve.

"Não sei o que me deu. Fui um idiota e estou arrependido", disse Ghilas, diante do tribunal, expressando remorsos pelo incidente.

O homem de 24 anos já tem no cadastro outras oito condenações criminais.

O vídeo foi fortemente condenado em França e vários grupos de defesa dos direitos dos animais, incluindo a fundação da atriz Brigitte Bardot, apresentaram queixas.

Cerca de 200 ativistas dos direitos dos animais, acompanhados por uma dezena de cães, concentraram-se hoje em frente ao tribunal.

SCA // APN

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.