Feira do Livro do Porto recebeu 300 mil visitantes

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 01 out (Lusa) -- A Feira do Livro do Porto recebeu este ano "300 mil visitantes", mais 15 mil do que na edição de 2017, o que se traduziu igualmente no aumento das vendas de livros que, "em média, foi de 60%".

De acordo com o comunicado hoje divulgado, a Câmara do Porto sublinha que alguns expositores registaram "crescimentos da ordem dos 70% e mesmo de 80%" das vendas.

A título de exemplo, refere que "o pavilhão da Câmara do Porto registou a venda de mais de 500 publicações municipais".

Ao mesmo tempo, acrescenta, "também os eventos programados registaram grande afluência de público, destacando-se o milhar de pessoas que frequentaram as Lições e as quase 35 mil que assistiram também aos vários debates". "Já o programa educativo teve a participação de 2.981 pessoas".

A Feira do Livro do Porto, desde 2014 fixada nos Jardins do Palácio de Cristal e organizada diretamente pela autarquia, tem "uma dimensão estabilizada de 130 pavilhões, de modo a manter o equilíbrio ambiental e o respeito pelos jardins românticos".

Segundo a organização do evento, que decorreu entre 07 e 23 de setembro, além do "número recorde de visitantes e aumentos das vendas", registou-se também "lotação esgotada em quase todos os eventos e uma satisfação global por parte da estrutura organizativa, dos expositores, dos participantes e do público".

De acordo com a autarquia, a Feira do Livro do Porto, além da homenagem à personalidade escolhida para esta edição - José Mário Branco - ofereceu, durante os seus 17 dias, "inúmeras oportunidades culturais e de animação".

A organizadora aponta as conversas com autores consagrados, as subidas em balão de ar quente, concertos de jazz e 'workshops' infantis, bem como debates (oito), sessões de 'spoken word' (4), exposições (3), um ciclo de cinema (cinco filmes), um curso breve de literatura (dez lições), sessões especiais (dez) e dois novos projetos (Escritor em Residência e Cabine de Escalas).

PM // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.