Pinto da Costa: "O nosso clube e a nossa cidade estão cada vez mais pujantes"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, deu hoje de manhã início às comemorações do 125.º aniversário do clube com o hastear da bandeira no exterior do Estádio do Dragão, acompanhado por José Manuel de Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral, e Paulo Nunes de Almeida, presidente do Conselho Fiscal.

O dia começou com uma homenagem a sócios, jogadores, treinadores e dirigentes já falecidos, procedendo-se à colocação de coroas de flores junto aos bustos de Rui Filipe, Pavão e Pedroto, no interior do Dragão. Após a cerimónia pública do hastear da bandeira, Pinto da Costa deslocou-se ao Museu do FC Porto para inaugurar a exposição comemorativa do 5.º aniversário do espaço.

Em declarações à imprensa, Jorge Nuno Pinto da Costa projetou o futuro do FC Porto e abordou várias questões da atualidade.

Orgulho em pertencer ao clube e à cidade
“É um dia feliz para todos os portistas e este é um tempo de grande vitalidade, em que o nosso clube e a nossa cidade estão cada vez mais pujantes. Cada vez os seus adeptos e os seus habitantes têm mais orgulho em pertencer a este clube e a esta cidade, o passado é passado, temos de viver o presente e procurar fazer com que o futuro seja ainda melhor que o presente.”

Um clube que atrai cada vez mais jovens
“125 anos é uma data bonita, sobretudo estando o clube numa altura de crescimento, cada vez é maior o número de jovens e crianças que aderem à causa do FC Porto. Isso é um motivo de felicidade para nós. O que eu quero é que o FC Porto continue a evoluir, continue a crescer e que cada vez haja mais jovens e mais crianças. Isso verifica-se constantemente, todos os dias entram crianças como sócios e isso para mim é um motivo de satisfação, é a garantia de que o futuro do FC Porto será risonho e brilhante.”

O quinto aniversário do Museu FC Porto
“Hoje há a inauguração de uma exposição e ali podem ver toda a história do FC Porto. Faz hoje cinco anos desse momento importante, era um sonho que tinha, a abertura do Museu. Temos todos orgulho em que o Museu tenha sido visitado por 175 mil pessoas no ano passado.”

A importância da vitória frente ao Tondela
“Seria bonito acabar o dia com uma vitória. Logo o estádio estará cheio e todos cantaremos os parabéns e festejaremos, espero, mais uma vitória.”

Campeonato é uma prova de regularidade
“Só estamos a pensar nos nossos jogos e ainda é muito cedo para fazer contas. Vamos procurar vencer o Tondela para conquistar os três pontos. Isso é que é importante. Chegar à frente na 5.ª, 6.ª 10.ª ou 15.ª jornada é acessório, importante é estar à frente na última jornada. Para isso é importante somar pontos em todas as jornadas, seja antes ou depois de um jogo com o Benfica. O campeonato é uma prova de regularidade, todos os pontos são importantes.”

Sem pensar no clássico frente ao Benfica
“Ainda falta muito para esse jogo. Vivemos jogo a jogo, todos são importantes, e neste momento o nosso pensamento está só no Tondela, uma boa equipa e um clube simpático. O pensamento não vai para lá desse jogo. Depois desse ainda temos o Galatasaray. Uma coisa de cada vez. O Pedroto costumava dizer, quando lhe falavam de outro jogo que não o próximo, que jogar contra 11 já é difícil, se jogarmos contra 22 ou 33 é impossível. Esse jogo ainda não está no nosso pensamento. Só o Tondela.”

Ninguém acreditou no jogo da Luz à porta fechada
“Toda a gente sabe que não vai ser à porta fechada e ninguém acreditou que podia ser à porta fechada. Isso para mim não foi questão, nunca admiti que isso pudesse acontecer. Para mim foi apenas um fait divers. Não desejávamos nem admitíamos que isso pudesse acontecer. O futebol é um espetáculo e qualquer espetáculo tem de ter gente. Pensar que se resolvem os problemas do futebol afastando o público do futebol é no mínimo original.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.