Ministério das Finanças alemão rejeita novo perdão da dívida grega

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 03 fev (Lusa) - O ministério das Finanças alemão rejeitou hoje um novo perdão da dívida grega e insistiu que a decisão de oferecer a Atenas uma nova ajuda será estudada em meados de 2014, quando se comprovar que fez os "TPC".

Numa conferência de imprensa, o porta-voz do ministério das Finanças alemão, dirigido por Wolfgang Schauble, Marco Semmelmann, insistiu na posição defendida por Berlim nos últimos meses, depois da revista alemã Der Spiegel ter anunciado que Schauble já tinha projetado um terceiro plano de ajuda entre 10.000 e 20.000 milhões de euros e que este poderia ser apresentado antes das eleições de maio para o Parlamento Europeu.

O semanário alemão, citando um documento interno do ministério das Finanças alemão, explicava que se estava a estudar entre um novo perdão da dívida grega ou um programa limitado de apoio através de fundos europeus, mas Semmelman rejeitou a primeira hipótese.

O porta-voz remeteu para a entrevista concedida por Schauble à revista Wirtschaftwoche, na qual o ministro sublinha que a única garantia clara de momento é de que se a Grécia necessitar de ajuda, esta vai ser "muito menos ampla" do que a concedida até agora.

"Se há (ajudas) e quando, saberemos o mais tardar até meados de 2014", sublinha o ministro, rejeitando qualquer perdão de dívida.

Perante a intenção declarada do governo grego de não solicitar mais fundos europeus extraordinários, Schauble sublinha que o país mediterrânico atravessa uma complicada situação política, mas destaca pontos positivos.

"O povo grego deve aceitar importantes cortes, mas tiveram no último ano a temporada turística com mais êxito dos últimos anos", referiu.

MC // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.