Lar de idosos ilegal em Melgaço notificado para fechar no prazo de 30 dias

| Norte
Porto Canal com Lusa

A proprietária de um lar de idosos ilegal, em Melgaço, foi esta sexta-feira notificada a fechar, no prazo de 30 dias, aquela estrutura que acolhe 14 idosos, disse hoje à Lusa fonte da GNR.

Atualizado 02-10-2018 11:34

A fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou que "a notificação foi feita hoje, presencialmente, no âmbito de uma operação realizada em conjunto com a Unidade de Fiscalização do Norte, da Segurança Social".

De acordo com a mesma fonte, a decisão de encerrar o lar surge "na sequência de situações recorrentes, envolvendo com um idoso que estaria internado naquele lar".

"O senhor sofre de Alzheimer e desapareceu por diversas vezes, tendo sido acionada a intervenção da GNR para operações de busca. Este caso levantou suspeitas e deu origem a uma operação de fiscalização da Segurança Social. Foi então detetado que se tratava de um lar a funcionar sem licenciamento", explicou a fonte.

Além da "proprietária, de 49 anos e residente local", trabalham no lar "o marido e o filho" desta.

A estrutura, "uma residência adaptada para o efeito e sem licenciamento para a atividade", acolhe "14 idosos, três homens e dez mulheres com idades compreendidas entre os 82 e 92 anos".

Na fiscalização realizada pela Segurança Social, com o apoio da GNR "foram ainda detetados vários ilícitos contraordenacionais, nomeadamente, por falta de condições de segurança/acessibilidade e por falta de funcionários".

A Lusa tentou mas sem sucesso ouvir o Instituto de Segurança Social.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.