Mandela deixa herança de 4,1 milhões de dólares que inclui viúva Graça Machel

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, 03 fev (Lusa) -- O ex-Presidente sul-africano Nelson Mandela deixou parte da sua herança, avaliada em 4,1 milhões de dólares, para a viúva Graça Machel, os membros da família, escolas e o Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder.

No dia em que um tribunal sul-africano divulgou o testamento de Nelson Mandela, advogados disseram que a esposa, a moçambicana Graça Machel, terá direito a metade dos bens, mas pode optar por receber apenas ativos especificados, incluindo quatro propriedades em Moçambique.

Os direitos dos seus livros e outros projetos, bem como a sua residência na cidade sul-africana de Joanesburgo, Mthatha, no Cabo Oriental, que possui três dos museus de Nelson Mandela, e na aldeia de Qunu, onde passou a infância, ficarão para membros de confiança da família.

A casa em Houghton, em Joanesburgo, onde Mandela morreu a 05 de dezembro, será utilizada pela família do seu falecido filho Makgatho Lewanika Mandela, um lugar que o antigo Presidente da África do Sul deseja que servisse "de encontro da família Mandela, a fim de manter a sua unidade por muito tempo" após a sua morte, indica o testamento.

O projeto Crianças de Mandela vão receber, cada uma, o correspondente a 300 mil dólares em empréstimo, durante toda a vida, e terá a dívida cancelada se não puder pagar.

Nelson Mandela atribuiu cerca de 4.500 dólares a cada um dos membros da equipa, à sua assistente particular de longa data, tida como "neta honorária" Zelda la Grange, e deixou também 90 mil dólares para o Instituto Mandela, pertencente à Universidade de Witwatersrand, onde estudou Direito, e a Escola de Direito Nelson Mandela, da Universidade Fort Hare, e a mesma quantia para três outras escolas.

O Congresso Nacional Africano, que Mandela levou à vitória nas primeiras eleições democráticas em 1994, irá receber uma parte dos seus direitos de autor.

O testamento foi escrito pela primeira vez em 2004 e alterado em 2008.

Mesmo antes da morte de Nelson Mandela, a família disputou a herança do ícone de luta contra o "apartheid", o regime de segregação racial.

MMT // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.