Comissão parlamentar de Cultura vai a Serralves a 04 de outubro

| Norte
Porto Canal com Lusa

(CORREÇÃO DO 1.º E 4.º PARÁGRAFOS) Lisboa, 27 set (Lusa) -- Os deputados da comissão parlamentar de Cultura visitam, a 04 de outubro, a exposição dedicada a Robert Mapplethorpe, no Museu de Serralves, no Porto, disse hoje à agência Lusa a deputada socialista Carla Sousa. (RETIRANDO A EXPRESSÃO "A CONVITE DA ADMINISTRAÇÃO" DE SERRALVES, E ACRESCENTA, NO QUARTO PARÁGRAFO, QUE O CONVITE CHEGOU À COMISSÃO DE CULTURA NO MESMO DIA EM QUE DERAM ENTRADA OS REQUERIMENTOS DO BE E DO PS, VOTADOS NA QUINTA-FEIRA)

A vista a Serralves ficou definida depois de aprovados, pela comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, os requerimentos do Bloco de Esquerda (BE) e do Partido Socialista (PS), para a realização de audições do diretor demissionário do museu, João Ribas, e da administração da Fundação de Serralves.

O requerimento do BE foi aprovado por unanimidade e o do PS com os votos contra do BE, referiu a deputada. Ainda não há datas agendadas para as audições parlamentares, que devem no entanto realizar-se após a visita a Serralves.

De acordo com a coordenadora do PS na comissão parlamentar de Cultura, no mesmo dia em que entraram os requerimentos do BE e do PS, sobre Serralves, chegou também à 12.ª comissão, um convite da administração de Serralves, para que os deputados visitassem a exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe.

O grupo parlamentar do PS propôs, na passada segunda-feira, à comissão parlamentar de Cultura, a audição da administração de Serralves e uma visita à exposição do fotógrafo norte-americano, com o objetivo de conhecer o percurso expositivo, a sinalética e de ouvir a administração da Fundação.

O BE propusera a audição do diretor do museu no parlamento, no sábado passado, tendo o requerimento dado entrada na comissão de Cultura, na segunda-feira.

O diretor do Museu de Arte Contemporânea de Serralves demitiu-se a 20 de setembro, após a inauguração da mostra "Robert Mapplethorpe: Pictures", que comissariou, por entender que não tinha condições para prosseguir o trabalho, depois de terem sido definidas zonas reservadas na exposição, e de o seu universo ter sido reduzido de 179 para 159 obras.

Fotografias de nus, flores, retratos de artistas como Patti Smith ou Iggy Pop, e imagens de cariz sexual compõem a primeira exposição em Portugal do fotógrafo norte-americano, que, durante os primeiros dias, reservou uma das salas a maiores de 18 anos, com obras consideradas mais sensíveis.

Ribas disse, num comunicado divulgado na quarta-feira, dia 27 de setembro, que se demitira por entender que "não é admissível que a liberdade e a autonomia do diretor sejam desrespeitadas", defendendo que o cargo "é incompatível com ingerências, pressões ou imposições que limitem a sua autonomia técnica e artística".

O curador adiantou que, ao programar "Pictures", de Mapplethorpe, "restrições e intervenções", por parte da administração da fundação, levaram a "um ponto de rotura".

Essas restrições, segundo Ribas, tiveram consequências na "conceptualização expositiva, nomeadamente na semana de montagem", e obrigaram a "sucessivas reorganizações", nomeadamente "na exibição de determinadas obras e na localização de outras", o que levou a uma "descontextualização profunda" da mostra.

Isso obrigou a uma alteração dos trabalhos selecionados, "para que a exposição fosse um todo coerente e para que, assim, se promovesse de modo adequado o conhecimento e o diálogo social protagonizados por Robert Mapplethorpe".

Segundo o diretor demissionário, estavam inicialmente selecionadas para exposição 179 obras, mas esse número teve assim de ser reduzido para 161, pelas interferências e, depois, "no dia da inauguração", de novo limitada a 159.

O conselho de administração da Fundação de Serralves, por seu lado, garantiu não ter mandado retirar qualquer obra da exposição do fotógrafo Robert Mapplethorpe, num encontro tido com a imprensa, na quarta-feira.

"Em Serralves não há, nem nunca houve censura, nem nunca sob a nossa responsabilidade haverá censura. Mas também não haverá complacência com a falta de verdade, nem fuga às responsabilidades", disse a presidente de Serralves, Ana Pinho.

A comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto aprovou as audições do diretor demissionário do museu e da administração da fundação, que deverá realizar-se em outubro, após a visita dos deputados à exposição dedicada a Robert Mapplethorpe, marcada para o próximo dia 04.

Durante os primeiros dias, no fim de semana de 21 a 23 de setembro, a exposição dedicada a Robert Mapplethorpe recebeu perto de 6.000 visitantes, batendo recordes de público, segundo fonte da instituição.

CP (CCM/NS/SIYF) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.