Novo mural de Rigo 23 é um "elogio" ao "elemento intrínseco" de Gaia, a água

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 28 set (Lusa) -- O artista português Rigo 23 pintou esta semana um mural no centro histórico de Vila Nova de Gaia, uma "chamada de atenção para a importância da água" e um "elogio" à mesma, que é um "elemento intrínseco da cidade".

Os turistas e transeuntes iam passando despercebidamente por mais uma obra do madeirense, talvez pela presença de andaimes, indicadores de trabalho não-concluído, e pelos indicadores percentuais de "83%, 75% e 71%" que acompanhavam as silhuetas de um cérebro, coração e planeta, respetivamente.

"A obra é uma reflexão sobre a água e a omnipresença da água, ao rio que juntou estas duas populações [Porto e Vila Nova de Gaia], como um meio de comunicação. (...) Estas são as percentagens de água. O cérebro humano tem 83% água, 75% do coração é água e 71% do planeta é água. É uma chamada de atenção para a importância da água", contou à Lusa, o muralista radicado nos Estados Unidos da América (EUA), primeiro em São Francisco, agora em Los Angeles.

Inserido no âmbito da exposição "Não é ainda o mar", da segunda edição do fórum internacional GTM - Gaia Todo um Mundo, o mural "73% água 71% água" tem "dois momentos": um para o Porto - uma pintura da palavra "Água" em letras negras sobre um fundo amarelo, direcionado para a ribeira portuense - e "outro mais intimista", o tal que se encontra na estreita Rua da Barroca, de Gaia, e contém os valores percentuais.

"É uma maneira de encontrar pontos comuns, uma ligação ao tempo, de uma natureza muito mais lenta e cíclica. Neste tempo, vivemos de forma oprimida no momento presente, há um excesso de foco no presente e isso impede de ter uma perspetiva. Esta cidade tem um tempo enorme, as pessoas vivem neste local há séculos", analisou.

Vincou a "sensação de pertença" e a "ligação enraizada" que as pessoas parecem ter com a cidade da qual, quando vista do outro lado, saltam à vista as marcas de Vinho do Porto, que teve uma "produção artesanal e industrial", era uma indústria "local e agora internacionalizada".

"Agora, entre estas diferentes marcas de Vinho do Porto há uma parede que diz simplesmente 'Água'. É uma obra de arte que ganha um significado em dias de chuva e outro em dias de sol. Mas as duas paredes são duas pistas e a junção das duas coisas é que faz a obra em si. O cérebro tem a conotação de raciocínio frio. O coração é mais afetivo e emocional. E o planeta é a nossa casa. No fundo [a mensagem] é: pensa, sente, Terra, água, estamos todos juntos", esclareceu.

Esta é uma continuação daquilo que têm sido os trabalhos do artista da primeira geração do movimento "Mission School", de São Francisco, muito focado em causas ambientais e em preocupações políticas, "usando o humor como ponto de entrada", e que conta com instalações de sucesso por todo o mundo, assim como distinções internacionais.

"Nos EUA, tenho trabalhado com comunidades indígenas e presos políticos, o que é um choque mais frontal. Mas aqui, a minha preocupação era tentar enquadrar-me, estando cá de passagem. Embora tenha afinidade ao país, não deixo de ser uma pessoa de fora e numa palete limitada. Tentei acrescentar sem ferir, sem agredir", afirmou.

A água é também um "elemento antagónico" ao discurso nacionalista e bairrista da atual liderança política americana, que classificou como "estridente", e disse não querer só "reagir", porque se o fizer está dependente de "impulsos externos", mas tentar "encontrar um centro de gravidade forte que suporte os esticões desmesurados e ideológicos, que não são baseados no senso e bem comum".

Criticou a "fase de capitalismo fundamentalista", na qual "aspetos da vida humana são vistos de um prisma monetarista", algo que leva "a erros", procurando fazer o paralelismo com a inveja humana de alguém ganhar mais dinheiro do que o outro.

Falando do futuro, o pintor de 52 anos apontou a filha, nascida há três, como causa de "uma série de mudanças a nível pessoal", querendo agora "viver o facto de ter dois mundos e dois contextos", mas admitiu querer "dedicar o resto do tempo a incentivar um diálogo intercultural horizontal, de curiosidade mútua e respeito mútuo".

AXYG // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.