Comissão Europeia está a analisar "difícil" situação económica ucraniana com parceiros internacionais

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 03 fev (Lusa) - A Comissão Europeia disse hoje estar a analisar com os parceiros internacionais, nomeadamente os Estados Unidos da América, a "difícil" situação económico-financeira da Ucrânia, mas não se comprometeu com nenhum novo plano de apoio.

"Mantemos contactos regulares com os nossos parceiros internacionais", afirmou Maya Angelova, uma das porta-vozes do executivo comunitário, durante a habitual conferência de imprensa do meio-dia, em Bruxelas.

A porta-voz da Comissão Europeia não adiantou detalhes sobre qualquer novo programa de apoio financeiro a Kiev e deu sempre respostas cautelosas às sucessivas perguntas dos jornalistas, repetindo apenas que a situação económica do país "é muito difícil" e que Bruxelas está "muito empenhada em analisar o que pode ser feito".

À margem da conferência de segurança que se realiza anualmente em Munique, e que decorreu este fim de semana, a Alta Representante da União Europeia para a Política Externa, Catherine Ashton, adiantou que Bruxelas e Washington estão a trabalhar num plano para apoiar vários setores da economia ucraniana, mas não referiu qualquer montante.

Hoje, em Bruxelas, sem se referir a um novo plano, a porta-voz da Comissão Europeia sublinhou apenas que a Ucrânia enfrenta problemas de cariz político e económico e que no segundo nível há "necessidades de longo e de curto prazo" que estão a ser analisadas.

Esta semana, a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, regressa a Kiev para novos contactos com o Presidente, Viktor Ianukovitch, e com membros da oposição.

Na próxima semana, Ashton deverá fazer um ponto de situação no Conselho de Negócios Estrangeiros, que juntará em Bruxelas os chefes da diplomacia dos 28 Estados-membros.

ATF // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.