Uri Caine, Midori Takada e Joyce Moreno passam pelo Auditório de Espinho até dezembro

| Norte
Porto Canal com Lusa

Espinho, Aveiro, 27 set (Lusa) - O pianista norte-americano Uri Caine, a percussionista japonesa Midori Takada e a cantora brasileira Joyce Moreno são alguns dos artistas em cartaz até dezembro no Auditório de Espinho, revelou hoje a instituição, anunciando também concertos do Misty Fest.

A programação da sala de espetáculos, gerida pela Academia de Música de Espinho e pela Escola Profissional de Música de Espinho, vai ainda acolher performances pelas suas orquestras clássica e de jazz, e pela banda de 'americana' Giant Sand.

"O Auditório continua a cumprir a sua missão cultural, com uma programação que nos orgulha pela sua pertinência artística e variedade", declara à Lusa o programador da sala, André Gomes. "Ter no mesmo trimestre a brasileira Joyce Moreno, o norte-americano Uri Caine e a japonesa Midori Takada, numa rara digressão, é para nós motivo de grande satisfação", realça.

Antes do arranque do quarto trimestre do ano, o Auditório de Espinho ainda acolhe esta sexta-feira o concerto da Orquestra Clássica de Espinho no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do pianista Mário Neves (1918-1995). Com obras de Mozart e Beethoven, o espetáculo tem direção de Pedro Neves e como solista ao piano o filho do pedagogo homenageado, Fausto Neves.

Depois, em outubro, a casa recebe "A northern wind" pela Orquestra de Jazz de Espinho e pelo saxofonista britânico Julian Argüelles, apontado como "um dos mais notáveis compositores de jazz contemporâneos". A direção musical será de Daniel Dias e Paulo Perfeito.

Segue-se Uri Caine, que André Gomes considera "um dos pianistas mais originais e transversais que a música ofereceu ao mundo nas últimas décadas". Apresentar-se-á a solo com composições originais, improvisações livres, alguns standards de jazz e reinterpretações de compositores como Mozart, Mahler e Bach.

Novembro será mais cheio, com cinco espetáculos, o primeiro dos quais novamente pela Orquestra Clássica de Espinho, mas desta vez com Pedro Neves a dirigir o violinista francês Gilles Apap, "conhecido pela sua abordagem fresca e desconcertante". O concerto integra a iniciativa "Anta - Capital do Violino", promovida pela respetiva Junta de Freguesia.

Depois há três espetáculos enquadrados no festival itinerante de cantautores Misty Fest: um pela portuguesa Beatriz Nunes, outro pelo britânico Will Samson e um terceiro em estreia nacional pelo duo "Birds on a Wire", que junta a cantora e violoncelista brasileira Dom La Nena e a cantora franco-americana Rosemary Standley.

Ainda em novembro, Midori Takadi estreia-se em Portugal recuperando temas da "obra-prima 'Through The Looking Glass' (1981)" e de outros álbuns reeditados ao longo dos últimos anos "para atender à crescente procura e curiosidade pela sua obra". André Gomes antecipa que o seu espetáculo seja "profundamente espiritual", revelando "técnica virtuosa, sensibilidade acústica, iluminação coreografada e uma experiência auditiva transformadora".

Para fechar novembro, o Auditório de Espinho recebe depois a banda Giant Sand, "exímia a fundir géneros como a Americana, o rock e a alt-country" e autora de "uma discografia extensa dedicada a retratar os Estados Unidos da América ao longo de mais de 30 anos".

Finalmente, em dezembro, duas propostas, a começar pela brasileira Joyce Moreno, que celebra 50 anos de uma carreira em que, além de compor e cantar temas próprios, também emprestou as suas criações a vozes como a de Elis Regina, Maria Bethania, Gal Costa, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e até Annie Lennox.

O último concerto previsto para o Auditório caberá à Orquestra de Jazz de Espinho, com a suite do "Quebra-Nozes" de Tchaikovsky, "canções que preenchem o imaginário natalício" e ainda sonoridades evocativas da telefonia dos anos 50. A solista será a cantora portuguesa Marta Hugon, sob a direção de Daniel Dias e Paulo Perfeito.

AYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.

Acidente de trabalho faz um ferido grave em Famalicão

Um acidente de trabalho fez uma vítima grave numa empresa de transportes, na manhã desta sexta-feira, na freguesia Cruz, em Vila Nova de Famalicão, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.