Laboratório de Artes de Montanha Graça Morais arranca em novembro em Bragança

| Norte
Porto Canal com Lusa

Bragança, 26 set (Lusa) -- O arranque oficial do Laboratório de Artes de Montanha Graça Morais está agendado para novembro com a ambição de transformar Bragança num centro de manifestações artísticas, anunciou hoje o presidente do Instituto Politécnico, Orlando Rodrigues.

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é a entidade que coordena este projeto, formalizado em julho, em Bragança, com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e apresentado como "pioneiro no país", envolvendo várias entidades.

O presidente do IPB anunciou hoje que "dia 17 de novembro (será) o lançamento oficial do laboratório associado à inauguração de uma exposição de pintura da artista Graça Morais", a pintora em torno de quem surgiu este projeto para, além do estudo da obra desta e outros artistas, fazer a recolha das manifestações culturais da região e promover eventos ligados às artes.

O projeto foi, como explicou à Lusa o presidente do IPB, aprovado em Conselho de Ministros no âmbito das medidas nacionais de coesão territorial.

O processo para começar a funcionar está a andar e o politécnico já publicou o edital para recrutamento de um investigador doutorado para trabalhar nas áreas da recolha de manifestações culturais da região.

Logo que o concurso "esteja concluído dentro de um ou dois meses, começará de imediato a trabalhar".

Segundo disse, numa fase posterior, "logo que haja condições financeiras" serão contratados mais investigadores para fazerem a dinamização cultural associada ao laboratório.

"O que se pretende com este laboratório é que investigar a cultura, as manifestações culturais e os seus atores e o trabalho que têm feito, recolher esse trabalho, sistematizá-lo e disponibilizá-lo ao público", apontou.

O projeto ambiciona também "fazer da região um "hub" (centro) de manifestações culturais, atraindo artistas de todo o mundo, cursos de verão, simpósios, seminários, workshops, residências artísticas e todas as possibilidades de juntar artistas para que criem conjuntamente", segundo ainda o responsável.

"Gostaríamos de criar de facto na nossa região um centro das artes, é essa a ambição deste laboratório", enfatizou.

A ideia foi impulsionada pelo ministro da Ciência e Ensino Superior, Manuel Heitor, com a perspetiva de que "vai criar um novo foco de emprego científico" que permitirá a investigadores e estudantes do politécnico de Bragança estudar a obra da pintora Graça Morais.

O projeto foi apresentado como pioneiro no país e junta várias entidades, além da própria pintora Graça Morais que disponibilizará a sua obra para estudo.

Entre os parceiros estão a Câmara de Bragança, Instituto Politécnico de Bragança, Centro de Arte Contemporânea Graça Morais (Bragança), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da universidade Nova de Lisboa, Instituto da História da Arte e apoio da Fundação da Ciência e Tecnologia.

HFI // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.