Quatro funcionários de instituição de Viana negam em tribunal maus tratos a jovens

| Norte
Porto Canal com Lusa

Viana do Castelo, 26 set (Lusa) - Quatro dos cinco funcionários da Casa dos Rapazes, em Viana do Castelo, arguidos num processo de maus tratos a jovens, negaram hoje, no início do julgamento, a prática dos crimes de que estão acusados pelo Ministério Público (MP).

Os cinco arguidos, quatro funcionários e a diretora técnica daquela instituição, estão acusados de 35 crimes de maus tratos, ocorridos entre 2015 e 2017.

Na acusação, deduzida em março, o MP considera que "as vítimas são especialmente vulneráveis e que os crimes integram criminalidade violenta", justificada com a "menoridade dos jovens" e pelo facto de "estarem confiados aos arguidos".

Hoje, no arranque dos trabalhos e questionados pelo juiz que preside ao coletivo que está a julgar o caso, todos os arguidos quiseram prestar declarações.

Durante a manhã foram ouvidos quatro funcionários, com idades entre os 30 e os 36 anos, tendo todos negado as agressões e insultos de que estão acusados.

A sessão prossegue à tarde com o depoimento da diretora técnica da Casa dos Rapazes, de 43 anos de idade.

Antes, o advogado de três dos cinco arguidos, Morais da Fonte, viu indeferido pelo juiz o requerimento que apresentou para que o julgamento decorresse à porta fechada. O causídico anunciou recurso para o Tribunal da Relação, com efeitos suspensivos, mas o juiz que preside ao coletivo dispõe de 30 dias para se pronunciar sobre aquele procedimento.

Anteriormente, o advogado de três arguidos tinha requerido a abertura de instrução do processo, para evitar que o caso chegasse à barra dos tribunais.

Na altura, em declarações à Lusa, Morais da Fonte explicou que pretendia demonstrar que a esmagadora maioria dos factos é "falsa, vaga e não constitui ilícito criminal".

Na sua página da internet, a Procuradoria-Geral Distrital (PGD) do Porto explicou que "os factos, ocorridos no período compreendido entre o ano de 2015 e meados de 2017, reportam-se à conduta dos arguidos, quatro auxiliares de educação e a diretora técnica de um lar de infância e juventude, que acolhia crianças e jovens em situação de perigo e sem adequada retaguarda familiar", refere a nota da PGD, sem citar o nome da instituição.

Acrescenta que os arguidos "foram acusados, entre o mais, de aplicarem castigos físicos a diversas crianças e jovens e de os sujeitarem a tratamentos atentatórios da sua dignidade".

A investigação do MP envolvia seis arguidos, sendo que as acusações que pendiam sobre um dos funcionários daquela instituição foram arquivadas.

A PGD refere ainda que no despacho de acusação que "o Ministério Público, invocando o Estatuto da Vítima, requereu ao tribunal o arbitramento de uma quantia a título de reparação pelos prejuízos sofridos pelos jovens".

Em novembro de 2017, a direção da Casa dos Rapazes aceitou o pedido de afastamento de cinco dos seis funcionários arguidos naquele processo.

Em comunicado enviado então à agência Lusa, a instituição particular de solidariedade social, que acolhe 46 crianças e jovens em situação de risco, sublinhou que os pedidos apresentados pelos cinco funcionários para o afastamento de funções profissionais "foram analisados e aprovados em reunião da direção, com efeitos imediatos".

Naquela nota a direção da Casa dos Rapazes, fundada em 1952, garantiu que vai "continuar a desenvolver as ações necessárias ao seu bom funcionamento" e a estar "atenta ao desenrolar de acontecimentos com repercussão interna e externa na vida da instituição, tendo como principal preocupação a estabilidade emocional das crianças e jovens a seu cargo".

ABYC // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.