Administrador do Hospital de Gaia confessa ter ficado surpreendido com demissões

Administrador do Hospital de Gaia confessa ter ficado surpreendido com demissões
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho confessou hoje à Lusa ter ficado “muito surpreendido” com o anúncio da demissão do diretor clínico e dos 51 chefes e diretores de serviço.

“Fiquei surpreendido e não estava à espera. Para mim [o anúncio de demissão dos profissionais no início do mês] foi uma grande surpresa", afirmou em entrevista à Lusa António Dias Alves, uma semana depois de ter sido ouvido na Comissão Parlamentar de Saúde, em Lisboa.

Dias Alves assinalou que, perante os problemas públicos da unidade de saúde, a administração decidiu ouvir os profissionais de saúde, agora demissionários, para se inteirar das suas queixas e, posteriormente, realizou duas reuniões com “todos os quadros”, pedindo-lhes sugestões para ultrapassar os constrangimentos atuais.

Além disso, continuou, a administração apresentou um ofício ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, pedindo a resolução “urgente” dos “problemas graves” do hospital, desde falta de pessoal, equipamentos e instalações.

Nesta sequência, contou, realizou-se em meados de agosto uma reunião com “todo” o Ministério da Saúde, a administração do centro hospitalar e o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, da qual “todos os presentes, sem exceção,” saíram “satisfeitíssimos”, vincou.

“Saímos dela [reunião] todos satisfeitíssimos. O diretor clínico vinha muito satisfeito, sentimento que transmitiu na reunião seguinte do Conselho de Administração”, adiantou António Dias Alves.

Por esse motivo, e havendo já o compromisso do ministro da Saúde de investir no hospital, o presidente da administração considerou que o anúncio das demissões foi “precipitado”, podendo ter-se baseado num “estado de alma”.

“As pessoas precipitaram-se por pessimismo, por não estarem totalmente dentro do assunto ou por terem aceite eventuais conselhos ou opiniões. Quem esteve na reunião sabe que houve comprometimento do ministro e colaboração da Câmara na defesa do hospital”, vincou.

Dias Alves salientou que depois de Adalberto Campos Fernandes se ter comprometido em púbico e na estação pública televisiva, numa entrevista, não é necessário estar “constantemente a dizer a mesma coisa, porque toda a gente ouviu o que ele disse”.

Lembrando o grande investimento previsto, que ultrapassa os 40 milhões de euros, o responsável sublinhou que estas situações não são simples e, como tal, não se resolvem rapidamente.

Depois do anúncio da demissão do diretor clínico e de 51 chefes e diretores de serviço, a 05 de setembro, António Dias Alves revelou já ter conversado com alguns deles, acreditando que vão reavaliar a sua decisão.

“Estou tranquilo e sereno, não posso estar de outra maneira, sabem que estamos a trabalhar pelo hospital”, reforçou.

Considerando que “todos” já perceberam que a administração está a trabalhar intensamente para o hospital, Dias Alves revelou que enviou uma missiva aos profissionais, perguntando-lhes se estavam disponíveis para ajudar na formulação dos projetos para a Fase C das obras previstas, à qual “responderam afirmativamente”.

“As pessoas querem melhores condições de trabalho, portanto, é obvio que o desfecho vai ser feliz, porque a população vai ter um melhor hospital e os profissionais vão trabalhar num hospital onde lhes dá mais gozo trabalhar”, sustentou.

Para o “final feliz”, o presidente da administração só espera que as obras comecem, os profissionais sejam atribuídos e os equipamentos cheguem, concluiu.

A demissão do diretor clínico e dos diretores e chefes de serviço do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho foi anunciada a 05 de setembro, nas instalações do Conselho Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto.

Os 52 profissionais redigiram uma carta de demissão em julho, altura em que ponderaram demitir-se, mas só no início deste mês concretizaram essa intenção.

Em conferência de imprensa, no Porto, o diretor clínico demissionário, José Pedro Moreira da Silva, apontou então como causas para a demissão coletiva as “condições indignas de assistência no trabalho e falta de soluções da tutela”.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.