Estudo antropológico sobre "Nicolinas" quer "abrir caminho" para candidatura à UNESCO

| Norte
Porto Canal com Lusa

Guimarães, Braga, 25 set (Lusa) - O estudo antropológico sobre as Festas Nicolinas, originais de Guimarães, pretende "abrir caminho" à discussão sobre a candidatura a património cultural imaterial daquelas festividades, e será apresentado a 13 e 14 de dezembro, anunciou hoje o município.

Em conferência de imprensa, a autarquia adiantou que o trabalho, a cargo de Jean-Yves Durand, vai ser apresentado nas jornadas "Em Concreto (2) - Património Cultural Imaterial no Terreno Expetativas, Experiências e Perspetivas".

"Não estamos satisfeitos só porque somos Património da Humanidade. Guimarães continua a avançar e tem já definida a candidatura do alargamento da Zona de Couros, porque o território é constituído pela parte urbana, mas também pelas pessoas e pelo património imaterial", salientou a vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto.

"Queremos valorizar o nosso Património Imaterial através da identidade e tradições, cimentando um trabalho que já tem alguns anos, fruto da investigação efetuada, abrindo à discussão à comunidade em geral, através do 'know-how' e do desenvolvimento de políticas públicas na promoção do nosso Património", explanou a responsável, explicando assim a possível candidatura à UNESCO.

As Festas Nicolinas têm a sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau que era oriundo da Ásia Menor e terá vivido nos séculos III e IV. São Nicolau, entre outras atenções, é patrono dos estudantes e, reza a lenda, que três crianças em idade escolar, esquartejadas por um estalajadeiro, tiveram a vida devolvida quando São Nicolau se aproximou delas.

As celebrações em honra de São Nicolau, em Guimarães, inicialmente, eram de cariz exclusivamente religioso. No entanto, com o passar do tempo vão sendo incluídas nessas celebrações manifestações de caráter profano, tais como cantares e danças.

Este culto, desenvolvido entre o povo, foi mais tarde apropriado pelos estudantes que constituíram uma capela em honra de São Nicolau (entre 1661 e 1663) na Igreja Nossa Senhora da Oliveira, e aí sediaram a sua irmandade.

Durante os dias que duram as festas são desenvolvidas várias atividades, os números nicolinos: as Novenas, as Ceias Nicolinas, o Pinheiro, as Posses, o Magusto, as Roubalheiras, o Pregão, as Maçazinhas, as Danças de S. Nicolau e o Baile Nicolino

A Conferência "Em Concreto [2]", organizada pela Câmara de Guimarães, A Oficina e o Centro em Rede de Investigação em Antropologia - Universidade do Minho, em colaboração com o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), tem como objetivo" juntar funcionários de instituições culturais, decisores políticos, investigadores, participantes em iniciativas patrimoniais locais, e propor um esforço de reflexão e criatividade aplicadas a uma intervenção etnográfica centrada nas dinâmicas sociais e culturais contemporâneas".

JYCR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.