Associação Académica preocupada com falta de alojamento em Vila Real

Associação Académica preocupada com falta de alojamento em Vila Real
| Norte
Porto Canal

A Associação Académica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (AAUTAD) manifestou-se hoje preocupada com a falta de alojamento a preços acessíveis para os estudantes em Vila Real e reivindicou soluções a médio prazo.

A academia transmontana teve mais de 1.300 estudantes colocados na primeira fase de acesso ao ensino superior, apresentando o maior aumento a nível nacional.

No entanto, segundo salientou a AAUTAD, em comunicado, o “alojamento em Vila Real não tem vindo a cobrir as necessidades dos estudantes”.

António Vasconcelos, presidente da Associação Académica, apontou para “a dificuldade de os alunos encontrarem quartos ou casas a preços acessíveis” e referiu que “muitos acabaram por ficar em zonas que não estão cobertas pelos transportes públicos do concelho”.

Uma dificuldade que, salientou, “já foi notória no final do ano letivo anterior” e “que é, dia após dia, mais preocupante”.

“Não nos podemos esquecer que a UTAD é uma universidade com um largo número de alunos deslocados e, neste momento, não existem quaisquer políticas públicas que facilitem a criação de habitações para estudantes nem estão previstos aumento de números de camas nos alojamentos dos serviços de ação social da UTAD”, frisou.

Esta é uma das instituições, fora dos grandes centros urbanos, com maior percentagem de alunos deslocados, designadamente cerca de 70% do total e, além disso, cerca de metade do corpo estudantil é beneficiário da ação social escolar.

António Vasconcelos referiu que a AAUTAD já abordou esta problemática na última reunião do conselho geral da UTAD e está a elaborar uma carta aberta, em colaboração com os núcleos dos cursos, onde “irá verter as suas preocupação e recomendações, no sentido de mitigar esta contrariedade”.

“A AAUTAD congratula-se pelo crescimento da cidade, no entanto considera que terão de ser encontradas soluções a curto e médio prazo para acomodar os estudantes da academia transmontana, tendo em conta os transportes públicos urbanos e a acessibilidade económica”, sublinhou.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).