Info

Banda desenhada portuguesa sobre alterações climáticas nomeada para prémio internacional

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 set (Lusa) - Uma banda desenhada portuguesa sobre alterações climáticas, em que cientistas portugueses reais são personagens, está nomeada para um prémio internacional que distingue as melhores formas de comunicar temas científicos.

O prémio de 3.000 euros é co-patrocinado pelo Centro Europeu para as Alterações Climáticas e pelo Festival da Terra e "Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal" é o único concorrente da Península Ibérica para uma votação que decorrerá também pela Internet.

O investigador Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é um dos cientistas retratados na banda desenhada, em que uma equipa de jornalistas recorre a vários especialistas em alterações climáticas para fazer uma reportagem sobre o tema.

Criado no âmbito do ClimAdaPT.Local, projeto europeu para adaptação às alterações climáticas a nível local, o livro, que concorre ao prémio com 41 outras entradas, foi distribuído gratuitamente a alunos de escolas e está disponível na Internet em versão digital.

O argumento é de Bruno Pinto, também investigador de ciências marinhas, o desenho de Penim Loureiro e a cor de Quico Nogueira, que quiseram criar "uma ferramenta de comunicação de ciência sobre alterações climáticas acessível a todos".

APN // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

Um morto e A25 cortada durante três horas após acidente na zona de Ílhavo

Uma pessoa morreu na colisão entre um automóvel e um motociclo na zona de Ílhavo, que levou ao corte da Autoestrada 25 (A25) nos dois sentidos durante cerca de três horas, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

PSP detém dois homens no Aeroporto de Lisboa por contrabando de tabaco

Dois homens, de nacionalidade estrangeira, com 29 e 51 anos, foram detidos pela PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, por suspeita de contrabando de tabaco no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no valor de 6.520 euros.

Crianças e jovens já pedem aos pais para retirarem conteúdos pessoais da internet

Crianças e jovens mostram-se críticos em relação à partilha ‘online’ de conteúdos pessoais sem o seu consentimento, segundo um inquérito sobre o uso da internet, que revela que um quinto das adolescentes pede aos pais a retirada desses conteúdos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.