Info

Banda desenhada portuguesa sobre alterações climáticas nomeada para prémio internacional

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 24 set (Lusa) - Uma banda desenhada portuguesa sobre alterações climáticas, em que cientistas portugueses reais são personagens, está nomeada para um prémio internacional que distingue as melhores formas de comunicar temas científicos.

O prémio de 3.000 euros é co-patrocinado pelo Centro Europeu para as Alterações Climáticas e pelo Festival da Terra e "Reportagem Especial - Adaptação às Alterações Climáticas em Portugal" é o único concorrente da Península Ibérica para uma votação que decorrerá também pela Internet.

O investigador Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, é um dos cientistas retratados na banda desenhada, em que uma equipa de jornalistas recorre a vários especialistas em alterações climáticas para fazer uma reportagem sobre o tema.

Criado no âmbito do ClimAdaPT.Local, projeto europeu para adaptação às alterações climáticas a nível local, o livro, que concorre ao prémio com 41 outras entradas, foi distribuído gratuitamente a alunos de escolas e está disponível na Internet em versão digital.

O argumento é de Bruno Pinto, também investigador de ciências marinhas, o desenho de Penim Loureiro e a cor de Quico Nogueira, que quiseram criar "uma ferramenta de comunicação de ciência sobre alterações climáticas acessível a todos".

APN // JMR

Lusa/fim

+ notícias: País

Críticas à greve dos enfermeiros aumentam

Há cada mais vozes a questionar a duração e a forma como está a ser feita a greve dos enfermeiros. O Presidente da República, por exemplo, diz que a greve pode ser incompreendida pela sociedade e defende um equilíbrio entre as razões dos enfermeiros e os sacrifícios para utentes.

Descarrilamento de elétrico em Lisboa faz 28 feridos ligeiros

As autoridades conseguiram já desencarcerar todas as vítimas do descarrilamento do elétrico da carreira 25, em Lisboa, que provocou 28 feridos ligeiros, segundo o balanço dos bombeiros feito no local.

Legião da Boa Vontade entrega 800 cabazes de natal em todo o país

A Legião da Boa Vontade vai entregar em todo o país 800 cabazes de natal. Hoje cem famílias carenciadas de braga receberem alimentos e brinquedos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.