Comissão de Direitos Humanos da Austrália vai investigar situação de menores em campos de detenção

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 03 fev (Lusa) -- A Comissão de Direitos Humanos da Austrália lançou hoje uma investigação sobre a situação dos menores alojados nos centros de detenção para imigrantes, como parte de um polémico projeto para combater a chegada ao país de pessoas que pedem asilo.

O processo analisará o impacto da detenção na saúde mental das crianças, os casos em que os menores tenham praticado violência contra si mesmos e as avaliações realizadas pelas autoridades australianas antes de enviar os refugiados a outros centros quer na Austrália, em Nauru ou na Papua Nova Guiné.

Cerca de mil crianças vivem nos centros de detenção para imigrantes.

A presidente da comissão, Gillian Triggs, já expressou preocupação pela manutenção das crianças nos centros por mais de três meses, ao mesmo tempo que o ministro da Imigração, Scott Morrison, explicava que a detenção dos menores ficou a dever-se à chegada ao país de 50.000 pessoas em busca de asilo entre 2007 e 2013.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.