Exposição de Mapplethorpe em Serralves recebeu 6.000 visitantes em quatro dias

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 24 set (Lusa) -- A exposição dedicada ao fotógrafo Robert Mapplethorpe, no Museu de Serralves, no Porto, que motivou a demissão do diretor artístico, recebeu, desde a sua inauguração, na quinta-feira, cerca de 6.000 visitantes, adiantou hoje à Lusa fonte da instituição.

O diretor artístico do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, João Ribas, apresentou na sexta-feira a sua demissão, porque "já não tinha condições para continuar à frente da instituição", afirmou o próprio ao jornal Público.

Segundo o mesmo jornal, a demissão surge depois de a administração ter limitado a maiores de 18 anos uma parte da exposição dedicada ao fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe, comissariada por Ribas, e ter imposto a retirada de algumas obras com conteúdo sexualmente explícito.

À entrada de uma das salas da exposição está uma placa com a indicação: "Dado o caráter sexualmente explícito de obras expostas nesta área, o acesso à mesma é reservado a maiores de 18 anos e a menores acompanhados dos respetivos representantes legais".

Contudo, num primeiro aviso, lia-se afixado na porta: "Alertamos para a dimensão provocatória e o caráter eventualmente chocante da sexualidade contida em algumas obras expostas. A admissão nesta sala está reservada a maiores de 18 anos".

Segundo o comunicado enviado no sábado, o Conselho de Administração da Fundação de Serralves afirma que "não retirou nenhuma obra da exposição", composta por 159 fotografias, "todas elas escolhidas pelo curador", João Ribas.

A administração acrescenta ainda que "desde o início a proposta da exposição foi apresentar as obras de cariz sexual explicito numa zona com acesso restrito", afirmando que considerou "que o público visitante deveria ser alertado para esse efeito, de acordo com a legislação em vigor".

Na sequência desta situação, no domingo, dezenas de pessoas manifestaram-se para exigir a demissão do Conselho de Administração da Fundação de Serralves.

Em reação ao protesto, Isabel Pires de Lima, em representação do Conselho de Administração da Fundação, considerou surpreendente o processo de contestação à presidente da instituição, Ana Pinho, dizendo não haver motivos para a demissão da administração.

A exposição, com fotografias de nus, flores, retratos de artistas como Patti Smith ou Iggy Pop e imagens de cariz sexual foi inaugurada na quinta-feira.

Serralves apresentou hoje a programação da 10.ª edição da Festa de Outono que, ao contrário do que é habitual, não teve a presença de nenhum elemento da administração.

SYF (VSYM/SPYC/FPA/CCM) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.