Cinco meios aéreos reforçam combate às chamas em Alijó

Cinco meios aéreos reforçam combate às chamas em Alijó
| Norte
Porto Canal com Lusa

Cinco meios aéreos vão reforçar o combate ao incêndio que lavra na localidade de Perafita, concelho de Alijó, distrito de Vila Real, e está a mobilizar quase 280 operacionais e 80 veículos.

Fonte da proteção civil referiu que o fogo possui duas frentes ativas e está a consumir uma zona de mato e algum pinhal da freguesia de Vila Verde, em Alijó,

O alerta para o incêndio foi dado às 21:04 de domingo e para o local foram mobilizados cerca de 280 operacionais, que contam com o apoio de 80 viaturas.

De acordo com a página da Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, esta manhã foram mobilizados cinco meios aéreos para o local.

No terreno estão também máquinas de rasto em trabalhos de consolidação do perímetro.

Fonte dos bombeiros referiu que os acessos difíceis e o vento forte, com projeções, dificultou o combate às chamas, que chegaram a lavrar em frentes com cerca de dois quilómetros de extensão.

Por causa do fumo intenso, ainda foram preparados os meios para retirar a população mais idosa da aldeia de Jorjais de Perafita, o que não veio a acontecer.

Durante a noite foram ativados grupos de reforço de Viseu, Mirandela e da Força Especial de Bombeiros para o fogo de Alijó.

No distrito de Vila Real, mais de cem bombeiros e 30 viaturas continuam na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês, na freguesia de Cabril, Montalegre, em prevenção devido a um fogo que deflagrou pela 18:00 horas de domingo.

Segundo a página da Internet da Proteção Civil, para o local foi também mobilizado, esta manhã, um meio aéreo.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.