UNICEF pressiona Malásia para proibir casamento infantil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Kuala Lumpur, 10 set (Lusa) - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está a pressionar a Malásia para proibir o casamento infantil, depois de terem sido reportados dois casos em menos de três meses.

Na edição de terça-feira, o jornal malaio de língua inglesa New Straits Times noticiou a união entre uma adolescente de 15 anos e um homem de 44, no estado de Kelantan, no nordeste do país.

De acordo com a agência noticiosa Associted Press (AP), a UNICEF exortou hoje, em comunicado, o país asiático a introduzir alterações legislativas para proibir a prática, que já havia classificado de "chocante e inaceitável".

O caso surge dois meses depois das autoridades malaias anunciarem que estavam a investigar o casamento entre uma rapariga tailandesa de 11 anos e um homem malaio de 41, que espoletou uma onda de revolta no país.

A Sociedade Nacional dos Direitos Humanos da Malásia indicou que, segundo dados do Governo, existiam em 2010 cerca de 15 mil crianças casadas.

FST // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.