Brexit: Barnier reitera que "mês de outubro é o momento da verdade"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 18 set (Lusa) -- O negociador-chefe da União Europeia para o 'Brexit', Michel Barnier, reiterou hoje que "o mês de outubro é o momento da verdade" para determinar se é possível um acordo com o Reino Unido para a saída do bloco europeu.

"O Conselho Europeu de outubro será o momento da verdade. Veremos se um acordo está ao nosso alcance. Espero que sim, e é nesse sentido que estamos a trabalhar", declarou, na conferência de imprensa no final da sessão de trabalho do Conselho de Assuntos Gerais da UE dedicada ao "artigo 50", em Bruxelas, quando questionado sobre a possibilidade de uma cimeira extraordinária em novembro.

Na carta-convite hoje dirigida aos chefes de Estado e de Governo para a cimeira informal da próxima quinta-feira em Salzburgo, Áustria, que tem também na agenda uma discussão sobre as negociações sobre o 'Brexit', o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, apontou que "infelizmente, um cenário de não acordo ainda é bem possível" e admitiu a necessidade de uma cimeira extraordinária em novembro para fechar um compromisso.

Barnier, no entanto, reiterou hoje que o momento-chave terá lugar no Conselho Europeu agendado para 18 de outubro.

"Para mim, para nós, para a nossa equipa, e penso que também para o presidente do Conselho Europeu, outubro é o momento-chave, o momento da verdade. Por isso, é preciso que antes desse Conselho várias questões, particularmente a questão irlandesa, conheçam progressos e, espero, fiquem resolvidas. O mês de outubro é o momento da verdade", reforçou.

ACC // JH

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.