Vasco Graça Moura condecorado com Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 31 jan (Lusa) - Vasco Graça Moura foi hoje condecorado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada no final de um colóquio que juntou ensaístas, escritores e investigadores, numa homenagem ao escritor.

"Julgo interpretar o sentimento das instituições e das personalidades que se juntaram nesta celebração da obra e do percurso de Vasco Graça Moura, assim como dos seus muitos leitores e do povo português em geral, ao decidir condecorar o homenageado com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago da Espada", anunciou o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, na sessão de encerramento do colóquio, que se realizou esta tarde na Fundação Calouste Gulbenkian.

Antes, nas breves palavras que dirigiu na sessão de encerramento, Vasco Graça Moura tinha já confessado sentir-se"sensibilizado, comovido e embaraçado" com uma "homenagem tão gratificante" para o seu ego e "tão excessiva em si mesma", que o fez sentir-se "a cair das nuvens".

"A poesia é a minha forma verbal de estar no mundo", disse Vasco Graça Moura.

Vasco Graça Moura, desde janeiro de 2012 presidente da Fundação Centro Cultural de Belém, celebrou no ano passado 50 anos de vida literária dedicada ao romance, poesia, ensaio, crónicas, diários e traduções.

No encerramento do colóquio realizado em sua homenagem estiveram presentes, entre outros, o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, e o presidente da comissão europeia, José Manuel Durão Barroso.

VAM // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.