Vasco Cordeiro anuncia "primeiro impulso" para processo de descentralização nos Açores

| Política
Porto Canal com Lusa

Praia da Vitória, Açores, 16 set (Lusa) - O presidente do Governo dos Açores e líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje um "primeiro impulso" para um processo de descentralização de competências na região "em benefício dos açorianos e das açorianas".

"O reforço da colaboração e a criação de sinergias" com autarquias e juntas "vai resultar em benefício das açorianas e dos açorianos", afirmou Vasco Cordeiro, falando na sessão de encerramento do XVII congresso do PS/Açores, que hoje termina na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

O governante e líder dos socialistas açorianos indicou a manutenção da rede viária regional, "incluindo caminhos agrícolas", a "gestão e operacionalização" de medidas de ação social e escolar e matérias referentes ao ambiente como áreas possíveis de ser incorporadas num processo de "descentralização de competências" do Governo Regional para os municípios e freguesias.

PPF/CYB // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.