Costa garante prolongar de "trabalho em conjunto" com os Açores em nome do progresso

| Política
Porto Canal com Lusa

Praia da Vitória, Açores, 16 set (Lusa) -- O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que o "trabalho em conjunto" da República com os Açores é fundamental para o "progresso" da região autónoma e do país.

"São os Açores que nos proporcionam a profundidade atlântica do nosso país", vincou António Costa, numa mensagem vídeo endereçada ao XVII congresso do PS/Açores, que hoje termina na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

O líder dos socialistas não marcou presença no congresso dos Açores porque, disse em vídeo, o seu filho casava este fim de semana "e um pai não pode falhar" um momento desses.

Dirigindo-se às centenas de socialistas presentes na Praia da Vitória, Costa enalteceu o trabalho dos vários executivos do PS na região, "uma fonte de inspiração ao longo destes quase 22 anos de consecutiva boa governação" dos Açores.

A moção de orientação global "Pelos Açores Com os Açorianos", apresentada pelo líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, foi aprovada no sábado por unanimidade no XVII Congresso Regional do partido, que decorre na Praia da Vitória.

O congresso, que termina hoje, reúne na ilha Terceira 345 delegados socialistas das nove ilhas, 243 eleitos e 102 inerentes.

Vasco Cordeiro, que é presidente do Governo Regional dos Açores desde 2012, foi reeleito para um terceiro mandato como presidente do PS/Açores em junho, com 97,89% de votos a favor.

PPF/CYB // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.