Tufão Mangkhut faz pelo menos sete feridos em Macau

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Macau, China, 16 set (Lusa) - A passagem do tufão Mangkhut fez pelo menos sete feridos em Macau, informou hoje o Centro de Operações da Proteção Civil (COPC) em comunicado, num balanço parcial que dá conta de 128 incidentes.

Os ferimentos em sete pessoas foram registados até às 15:00 (08:00 em Lisboa) e divulgado num momento em que o tufão severo Mangkhut está a cerca de 70 quilómetros a sudoeste de Macau, causando "grande ameaça ao território", com graves inundações e rajadas de vento superiores de cerca de 130 quilómetros.

A maioria dos casos registados pelo COPC diz respeito a queda de reclamos, toldos, janelas e outros objetos (72), danos em construção, queda de reboco e outros objetos (20), queda de árvores (16) e de andaimes (9).

Para já foram reportados cinco casos de inundações, uma das grandes preocupações das autoridades de Macau, uma vez que os Serviços Meteorológicos e Geofísicos (SMG) elevaram hoje para o nível máximo o aviso de "storm surge" [maré de tempestade], devido às fortes inundações nas zonas baixas da cidade.

A placa de estacionamento do Aeroporto Internacional de Macau começou a ficar submersa devido às condições climatéricas e todos os voos previstos para hoje foram cancelados, informou a mesma entidade.

O "impacto grave" do tufão já levou o chefe do Governo de Macau a emitir um despacho no qual se determina o encerramento de todos os serviços públicos na segunda-feira, com exceção daqueles integrados na estrutura da Proteção Civil e de representação exterior.

Todas as instituições de ensino superior em Macau também suspenderam a sua atividade no domingo.

Às 14:00 (07:00 em Lisboa), as autoridades de Macau tinham emitido o aviso preto, o nível máximo, substituindo o vermelho, em vigor desde às 21:00 locais de sábado.

O COPC indicou que o trânsito em algumas vias das zonas baixas da cidade foi cortado.

As fortes inundações, que podem agora ultrapassar os 2,5 metros, podem comprometer o fornecimento de eletricidade nessas zonas, onde mais de cinco mil pessoas foram retiradas das habitações e mais de mil foram acolhidas nos 16 centros de abrigo do território, indicam as autoridades.

O sinal 10 de tempestade tropical, o máximo na escala de alerta, composta pelos sinais 1, 3, 8, 9 e 10, está içado em Macau desde as 11:00 (04:00 em Lisboa).

O COPC indicou ainda que sete pessoas tentarem atravessar a pé a ponte Nobre de Carvalho, tendo sido detidas pelo menos cinco. A proteção civil pediu à população que não cometa "atos irresponsáveis que possam sobrecarregar os trabalhos" de auxílio à população.

A tempestade tropical, classificada já como a maior do ano, causou pelo menos 28 mortos nas Filipinas e um em Taiwan.

JMC (FST) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.