Ordem dos Médicos acha que Governo devia ouvir demissionários do Hospital de Gaia

| Norte
Porto Canal com Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos considerou esta sexta-feira que o Governo devia ter a “preocupação”, tal como a comissão parlamentar de Saúde, de ouvir a administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e os diretores demissionários.

Atualizado 15-09-2018 11:40

“Vejo esse pedido [de audição parlamentar] como uma forma que os nossos representantes políticos na Assembleia da República têm de ouvir os portugueses, concretamente os médicos que apresentaram a sua demissão, e perceberem juntamente com eles o que está a acontecer. Esta devia ser aliás uma preocupação também do Governo Português”, afirmou Miguel Guimarães à margem do ' YES Meeting´, congresso internacional, no Porto.

A administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho e os diretores e chefes de serviço demissionários vão ser ouvidos pela comissão parlamentar de Saúde.

Na quarta-feira, o presidente da comissão parlamentar de Saúde, José Matos Rosa, adiantou que foram aprovados por unanimidade os requerimentos do CDS e do Bloco de Esquerda que pediam a audição do conselho de administração do Centro Hospitalar, do diretor clínico e restantes diretores demissionários.

A comissão parlamentar de saúde vai tentar ouvir os responsáveis durante a próxima semana.

A audição do diretor clínico e restantes diretores e chefes de serviço que apresentaram a sua demissão deve ser feita em Gaia pela comissão parlamentar de Saúde, sendo que os deputados pretendem fazer, na altura, uma visita ao hospital, como adiantou à agência Lusa o presidente da comissão, José Matos Rosa.

Já a audição da administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, a propósito destas demissões, deverá ser feita no Parlamento, em Lisboa.

O diretor clínico e os diretores e chefes de serviço do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, num total de 52 profissionais, anunciaram na semana passada a sua demissão em protesto contra as “condições indignas” em que trabalham.

O bastonário da Ordem dos Médicos reafirmou que os médicos não estão a pedir nada para eles, nem melhores vencimentos, mas melhores condições de trabalho.

A realização de obras, a aquisição e substituição de equipamentos e o reforço do capital humano são “condições essenciais” para que os médicos mantenham a motivação para exercerem a medicina de acordo com as melhores práticas, entendeu.

“Tanto quanto sei, a imensa maioria dos médicos que trabalha no Hospital de Gaia está solidária com os médicos que apresentaram a sua demissão porque todos querem servir melhor os doentes”, concluiu.

Os diretores e chefes de equipa demissionários indicam que se vão manter em funções até serem substituídos pela tutela, segundo disse à agência Lusa o diretor clínico demissionário, José Pedro Moreira da Silva.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.