Mangkhut enfraquece ligeiramente antes de entrar no mar do sul da China

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Manila, 15 set (Lusa) - O super tufão Mangkhut enfraqueceu ligeiramente ao entrar em terra no nordeste das Filipinas, esta madrugada, movendo-se agora para o mar do sul da China com ventos de 185 quilómetros por hora.

De acordo com o serviço de meteorologia PAGASA, a tempestade desacelarou e move-se em direção ao sul da China a 30 quilómetros por hora.

O super-tufão, o mais forte da temporada, atingiu a costa filipina pela 1h40 (18h40 desta sexta-feira em Lisboa), acompanhado por ventos de até 205 quilómetros por hora e chuvas fortes.

As autoridades de Macau já anunciaram que vão içar o sinal 1 de tempestade tropical assim que o Mangkhut estiver a menos de 800 quilómetros do território.

Pouco antes da chegada do Mangkhut às Filipinas, de categoria 5, a máxima, o Centro Nacional de Gestão de Desastres (NDRRMC) elevou o nível de alerta em todas as regiões do norte do país, onde o embate do tufão será mais violento.

Mais de nove mil pessoas foram retiradas das suas casas, próximas da costa, e foram criados mais de 2.100 refúgios na metade norte da ilha de Luzón.

FST // FST

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.