Conselho Constitucional moçambicano rejeita candidatura de Samora Machel Júnior a Maputo

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 14 set (Lusa) - O Conselho Constitucional (CC) moçambicano rejeitou hoje o recurso interposto pelo grupo de cidadãos que apoia Samora Machel Júnior, filho do primeiro Presidente moçambicano, à presidência de Maputo, considerando que a candidatura está ferida de ilegalidades.

Num acórdão divulgado hoje, o CC assinala que a candidatura do grupo cívico Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique (Ajudem) não preenche os pressupostos legalmente exigidos.

Aquele órgão refere que a Ajudem cometeu uma ilegalidade ao tentar substituir integrantes da sua lista que desistiram por novos elementos fora do prazo de apresentação das candidaturas.

"Por conseguinte, não há substituição de candidatos após o término do prazo de entrega de candidaturas por outros novos candidatos, cujos processos não estejam já de posse da Comissão Nacional de Eleições", pode ler-se na decisão do CC.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) decidiu rejeitar a candidatura da Ajudem por considerar que a sua lista não dispunha de número suficiente de membros, após vários integrantes da mesma terem declarado a sua desistência.

A Ajudem propôs Samora Machel Júnior como cabeça de lista na candidatura ao município de Maputo nas eleições autárquicas de 10 de outubro, depois de a candidatura do filho do primeiro Presidente moçambicano nas internas da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, ter sido rejeitada.

PMA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.