Recolha de resíduos e limpeza urbana no Porto assegurada por Empresa Municipal

Recolha de resíduos e limpeza urbana no Porto assegurada por Empresa Municipal
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Porto produz anualmente mais de 140.000 toneladas de resíduos, atualmente a cargo da empresa municipal (EM) do Ambiente, que até outubro tem em curso a “progressiva internalização dos serviços”, revela a câmara na sua página da internet.

Num concelho “com de mais 215.000 habitantes e uma população flutuante de cerca 180.000 pessoas por dia, que trabalham ou estudam na cidade”, a recolha de resíduos urbanos e limpeza do espaço público está a transitar para a EM Porto Ambiente e o presidente da câmara, o independente Rui Moreira, admitiu que "até outubro podem ocorrer alguns problemas" devido “aos naturais ajustes na adaptação ao novo sistema de recolha, que abandona o regime de concessões, agora no seu termo, e chama de novo ao município o serviço”, acrescenta o portal da autarquia.

A cidade tem 974 ecopontos e mais de 5.700 contentores “sempre a menos de 100 metros das habitações”, recolha seletiva “porta-a-porta residencial” e de resíduos orgânicos e multimaterial, revela a página da Internet da autarquia, que na passada semana foi questionada pela Lusa sobre a atualidade destas informações mas não respondeu em tempo útil.

Desde 09 de julho, o Porto passou “a ter recolha seletiva porta-a-porta residencial”, abrangendo, “cerca de 2.850 fogos” no “setor residencial de casas unifamiliares”, acrescenta o portal.

A nova recolha é “implementada pela câmara através da empresa municipal Porto Ambiente, em colaboração com a associação intermunicipal Lipor”, abrangendo, “por agora, zonas das Uniões de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, e da freguesia de Ramalde”.

“Este porta-a-porta residencial insere-se na estratégia de aumento da separação seletiva de resíduos no Porto, sendo que é o primeiro projeto que inclui a separação e recolha da fração orgânica residencial, que se soma à já existente recolha de orgânicos não residenciais”, esclarece.

“Para este projeto, a câmara recebeu dois veículos movidos a gás natural, os primeiros numa frota que, no futuro, privilegiará este tipo de combustível, de modo a ter um menor impacto ambiental”, refere a câmara na internet.

Segundo a página do município, existe ainda um serviço gratuito de “recolha de objetos fora de uso”, como “colchões, eletrodomésticos, peças de mobiliário” ou computadores, bastando para tal solicitar a recolha através da Ecolinha (800 205 744).

A este, soma-se o serviço “Baixa Limpa”, também gratuito e disponível através da mesma linha telefónica, para a “recolha seletiva de resíduos recicláveis porta-a-porta”, com “especial incidência nos setores do comércio, serviços e restauração”.

Quanto à “recolha seletiva multimaterial porta-a-porta” na Ribeira, “teve início em 2015 com 95 aderentes, contando atualmente com cerca de 100”.

Já a “recolha seletiva de resíduos orgânicos porta-a-porta teve início em 2008, com 120 aderentes, contando atualmente com cerca de 625 aderentes” e, “em 2016, foram recolhidas e valorizadas aproximadamente 5.100 toneladas de resíduos orgânicos”, descreve a autarquia.

Na zona da movida, onde se concentram os bares da cidade, a recolha seletiva multimaterial porta-a-porta “teve início em 2016, com 50 aderentes, contando atualmente com cerca de 100 aderentes”.

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.