Tutela quer que Saúde 24 cumpra contrato, respeite a lei e que a linha funcione

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jan (Lusa) -- O Ministério da Saúde quer que o contrato do administrador da Linha Saúde 24 seja cumprido, que a linha esteja a funcionar e que, em termos legais, o operador respeite a legislação portuguesa, afirmou hoje o ministro Paulo Macedo.

Questionado pelos jornalistas, à margem de uma conferência dedicada ao álcool, sobre a posição do Ministério da Saúde quanto à situação que envolve os trabalhadores da linha Saúde 24 e a empresa que gere esta linha, o governante disse ainda que o que pretende "é que as pessoas que ligam para a linha tenham uma resposta".

Como fatores positivos, o ministro vê a instalação do módulo de gripe e, no futuro, uma parte ligada ao idoso.

"Obviamente, [o Ministério] está preocupado com a turbulência da linha e a possibilidade de resposta, mas apesar de tudo, de acordo com dados que temos, tem havido uma resposta e a linha tem andado pelas duas mil a três mil chamadas por dia, exceto em alguns picos", acrescentou.

Enfermeiros que prestam trabalho na Linha Saúde 24 têm estado em rota de colisão com a empresa que gere o serviço, com protestos e manifestações contra despedimentos e cortes salariais.

No fim de semana de 25 e 26 de janeiro os enfermeiros da linha fizeram uma greve, à qual dizem ter aderido mais de 50% dos trabalhadores.

Já no dia 04 de janeiro os funcionários tinham parado durante 24 horas, em protesto contra os despedimentos em curso, que consideram ser uma "retaliação clara por parte da empresa por estes trabalhadores não terem aceitado a redução salarial e exigirem um contrato de trabalho em vez do ilegal falso recibo verde".

O administrador da empresa que gere a linha justifica a redução dos pagamentos com a diminuição do montante que o Estado paga à empresa, que este ano será "70% mais baixo do que o valor inicialmente contratado".

AL // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.