Benfica vai recorrer do castigo de jogo à porta fechada

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 set (Lusa) -- O Benfica vai recorrer do castigo de um jogo à porta fechada decretado hoje pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o que, desde logo, suspende a pena.

Em comunicado, a SAD dos 'encarnados' confirma "que foi hoje notificada da decisão" do CD, que recai sobre o comportamento dos adeptos durante a visita ao Estoril, em 23 de abril (vitória por 2-1), "traduzido no arremesso de algumas tochas para o terreno de jogo" aquando dos golos das 'águias'.

"O Benfica considera a decisão tomada em reunião restrita do CD da FPF absolutamente ilegal, infundada e injusta", pode ler-se na nota, no qual o Benfica se defende da sanção, aplicada também a Sporting de Braga e Paços de Ferreira pelo comportamento de adeptos durante a temporada 2017/18.

Segundo os vice-campeões nacionais de futebol, uma das razões para o clube não ser punido é que não agia como "promotor do espetáculo desportivo", uma vez que estava na condição de visitante.

"Assim sendo, era à equipa visitada (e não ao Benfica) que competia assegurar a segurança do jogo", apontam.

Por outro lado, os lisboetas contestam a alocação de adeptos no Estádio António Coimbra da Mota, bem como a atuação das forças de segurança, além de destacarem que "o Benfica demonstrou ter adotado um conjunto de medidas de caráter preventivo e profilático".

No mesmo documento, a SAD caracteriza como "ridícula" a "interpretação da norma aplicada", uma vez que "as normas interpretam-se e não se aplicam de forma autómata".

Assim, o Benfica vai recorrer para o Pleno do CD, suspendendo a interdição do estádio e procurando "reverter esta decisão ilegal, incompreensível e destituída de qualquer ponderação", que "penaliza muito mais os adeptos e o futebol do que aqueles cujos comportamentos supostamente pretende punir".

O Sporting de Braga e o Paços de Ferreira, que entretanto foi despromovido à II Liga, também foram castigados pelo CD da FPF com um jogo à porta fechada, sendo que os bracarenses anunciaram já recorrer e os pacenses estão a ponderar a medida.

Se a decisão do recurso for confirmada pelo Pleno do CD, Benfica, Paços Ferreira e Sporting Braga poderão ainda recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto, embora neste caso o recurso não tenha efeito suspensivo, a não ser que este seja pedido expressamente ou interposta uma providência cautelar, e uma delas seja deferida.

SIYF (GYS/CYA/JEC) // PFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

Daymaro Salina: "A equipa está confiante de que vai ganhar"

O FC Porto “está confiante de que vai ganhar” e vai “surpreender” o Sporting de forma a impor ao líder “a primeira” derrota no campeonato no próximo sábado (20h00, Porto Canal/FC Porto TV). As palavras são do capitão, Daymaro Salina, que explicou que “o ponto forte tem de ser a defesa” e o apoio nas bancadas: “É um clássico, esperamos um pavilhão cheio para nos dar uma grande ajuda”. Os Dragões são segundos classificados com 35 pontos, menos quatro do que os lisboetas.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.