Mais de 90% da verba para apoio à esterilização de cães e gatos continua disponível

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 set (Lusa) -- A campanha de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia só atribuiu 8% da verba total disponibilizada a 108 candidaturas, nos primeiros seis meses da campanha, informou hoje a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

De acordo com dados disponibilizados à Lusa, até ao momento foram atribuídos apenas 40.365 euros, em 28 pedidos de pagamento de 16 municípios e associações municípios, que correspondem a 108 candidaturas.

Em 03 de abril, o Governo aprovou uma campanha de apoio à esterilização de cães e gatos de companhia, num valor total de meio milhão de euros, que termina em 30 de novembro ou quando a verba disponível para a campanha se esgotar.

Para se candidatarem ao apoio é necessário que os Centros de Recolha Oficial (CRO) municipais ou intermunicipais registem um mínimo obrigatório de 25 esterilizações, podendo os municípios beneficiar de apoios até aos 15.000 euros e as entidades gestoras de CRO intermunicipais até 30.000 euros.

O apoio financeiro, da DGAV, consiste na atribuição de quantias fixas, por cada esterilização: 15 euros para gatos, 35 euros para gatas, 30 euros para cães e 55 euros para cadelas.

Contactada pela agência Lusa, a DGAV referiu que "tem vindo a contactar os diversos municípios" no sentido de dinamizar a campanha.

"A DGAV tem vindo a contactar os diversos municípios que informaram estar a proceder à esterilização de animais e que aguardam atingir o número previsto na lei para se poderem candidatar ao apoio financeiro, no sentido de dinamizar a campanha. Face à informação obtida, há a expectativa de que os pedidos de pagamento aumentem substancialmente no mês de setembro", pode ler-se no comunicado.

Além da campanha para esterilização dos animais de companhia, o programa de apoio à melhoria das instalações e aquisição de equipamentos adequados à realização das esterilizações, que envolvia 500.000 euros de apoios, também não esgotou a verba disponibilizada pelo Governo.

De acordo com a DGAV, foram apresentadas a este programa 31 candidaturas e atribuídos 155.285,01 euros, aproximadamente 30% do total da verba que estava disponível.

RYPS // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.