Autarca de Gouveia espera que Governo inclua IC7 nas obras prioritárias

| País
Porto Canal / Agências

Gouveia, 31 jan (Lusa) - O presidente da Câmara Municipal de Gouveia disse hoje esperar que o Governo inclua o Itinerário Complementar (IC) 7 na lista das infraestruturas de elevado valor acrescentado, por ser uma obra "prioritária" para a região.

O relatório final do grupo de trabalho para as infraestruturas de elevado valor acrescentado, que está em discussão pública, não contempla os projetos dos Itinerários Complementares IC6, IC7 e IC37 previstos para a região da Serra da Estrela.

"O IC7 (Venda de Galizes/Seia/Gouveia/Celorico da Beira) é o itinerário complementar prioritário. Pelo menos este deve ser consagrado, porque serve os vários concelhos e é um eixo rodoviário fundamental na nossa região em termos de transporte de pessoas e de trocas de bens", justificou Luís Tadeu em declarações à agência Lusa.

Segundo o autarca de Gouveia, o documento é "um projeto de intenções, um conjunto de considerações de um grupo de trabalho que propôs um conjunto de prioridades. O facto de lá não estarem os itinerários complementares não significa que no documento final não venham a ser contemplados ou, pelo menos, que venha a ser contemplado um deles".

Luís Tadeu considera que aquelas vias rodoviárias "são importantes e fundamentais" para o desenvolvimento da região da Serra da Estrela, mas atendendo ao período atual que o país atravessa é necessário "considerar as dificuldades" e "priorizar" os projetos.

Na sua opinião, é necessário definir qual dos três itinerários complementares é uma prioridade, "atendendo ao número de concelhos que serve", para que possa ser reclamado junto do Governo.

"Enquanto autarca, não tenho a menor dúvida em dizer que, para Gouveia, dos três itinerários complementares, o mais importante é o IC7, que corresponde à antiga Estrada da Beira", disse.

"Atendendo ao volume de tráfego que tem e às condições de segurança, e por ser a entrada turística dos concelhos de Seia, Gouveia, Fornos de Algodres e Celorico da Beira, é uma estrada prioritária. É [uma obra] há muito desejada pelas populações e é normal que a sua intervenção seja considerada prioritária", justifica o presidente eleito pela coligação PSD/CDS-PP.

O autarca de Gouveia promete fazer tudo para que o estudo dos projetos prioritários, na sua versão final, possa contemplar um dos itinerários complementares da Serra da Estrela, sendo que, em sua opinião, "o principal e mais urgente é o IC7".

No entanto, dada a existência da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, espera que a posição que defende seja "assumida solidariamente" por todos os concelhos que a integram.

"Essa Comunidade Intermunicipal deve pegar nesta bandeira e assumi-la. É uma questão da nova Comunidade e é por aí que todos devemos ir", rematou.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.