Jornal Diário Jornal das 13

Ilustradora Ana Granado vence prémio de Literatura Infantil Pingo Doce

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 set (Lusa) -- A quinta edição do prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, o maior em Portugal, foi vencida por Ana Granado, na categoria de ilustração, anunciou hoje a Jerónimo Martins.

A vencedora, com 30 anos e licenciada em Pintura pela Escola de Belas Artes de Lisboa, concorreu pela segunda vez ao prémio para ilustrar o conto "O Narciso com Pelos no Nariz", de Andreia Penso Pereira, que venceu a categoria de texto este ano, iniciando-se agora a fase de paginação e produção do livro.

A autora do conto e a ilustradora vão receber o prémio de 50 mil euros, a repartir pelas duas.

O júri composto por André Letria, Paula Tavares, Jorge Silva, Jorge Nesbitt e Sara Miranda, destacou "a elevada qualidade das candidaturas, o que dificultou a escolha final", segundo comunicado da organização do galardão.

"Ganhar este prémio representa a concretização do sonho de poder trabalhar na área da ilustração, depois de já ter pensado muitas vezes em desistir", afirmou Ana Granado, que concorreu sob o pseudónimo de Romã, citada no mesmo comunicado.

O livro resultante da quinta edição do prémio vai ser lançado em novembro, e estará à venda nas lojas da cadeia Pingo Doce.

Segundo a empresa, "as histórias vencedoras das edições anteriores já venderam, no conjunto, mais de 70 mil exemplares".

TDI // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Hospital de São João quer aproveitar projeto antigo para novo Centro Pediátrico

O Centro Hospitalar de São João, no Porto, está a "auscultar os serviços jurídicos" sobre a possibilidade de poder aproveitar o projeto existente para a construção do novo Centro Pediátrico, anunciou hoje o presidente da administração daquele hospital.

Ministério Público está a investigar o caso dos dois doentes em isolamento numa instituição em Bragança

O Ministério Público está a investigar o caso dos dois doentes que estão em isolamento há vários anos numa instituição em Bragança. O caso foi denunciado pelo Porto canal há dois meses. Depois disso, quase nada foi feito apesar da própria instituição pedir mais formação para lidar com os doentes, as entidades responsáveis continuam a dizer que os utentes vivem em condições adequadas.

100 semáforos geridos pela Metro do Porto em Matosinhos não têm sinal sonoro

Há 100 semáforos geridos pela Metro do Porto no concelho de Matosinhos que não têm avisos sonoros. A funcionalidade vai começar a ser instalada, uma vez que os sinais sonoros são indispensáveis para os invisuais.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.