Info

Geoparque convida a passeio por 400 milhões de anos em Macedo de Cavaleiros

| Norte
Porto Canal com Lusa

Macedo de Cavaleiros, Bragança, 07 set (Lusa) -- O geoparques de Macedo de Cavaleiros convida, no fim de semana, a um passeio de dois dias por 400 milhões de euros de história da Terra, em mais uma iniciativa para divulgar o património geológico desta zona de Trás-os-Montes.

"Rota Geológica do Terras de Cavaleiros Geoparque Mundial da UNESCO" é mais uma ação inserida no programa Ciência Viva no Verão, uma parceria do Centro de Ciência Viva de Bragança e Associação Geoparque Terras de Cavaleiros para dar a conhecer, sábado e domingo, as singularidades de um território com vestígios de dois antigos continentes e um oceano.

Este património contribuiu para a integração na rede mundial de geoparques da UNESCO, a organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura e tem-se revelado motivo de interesse turísticos e científico, como realçou o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues.

"É uma oportunidade para conhecer de perto um dos acontecimentos mais interessantes da história geológica da Terra", enfatizou o autarca.

O maciço de Morais é o centro deste "património geológico singular que dá a oportunidade de percorrer 400 milhões de anos na história da Terra e que tem despertado o interesse de geólogos de todo o mundo", como vincou.

Benjamim Rodrigues salientou ainda que "este valor geológico completa-se com um património natural, com a sua identidade cultural, os produtos locais, a rica gastronomia e a arte de bem receber das suas gentes".

A iniciativa agendada para o fim de semana parte do Centro de Informação do Geopark Terras de Cavaleiros com passagem por Chacim, Lagoa, Vale da Porca e Salselas.

A ação será dirigida por Pedro Peixoto e João Alves, formadores especializados em Geologia, da Associação Geopark Terras de Cavaleiros.

A classificação deste território como geoparque está em processo de reavaliação, um procedimento normal da UNESCO para conferir se estão a ser cumpridas as condições que levaram à integração na rede mundial de sítios que se distinguem pelas suas características mundiais.

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues participará, na oitava conferência internacional da UNESCO sobre geoparques que decorre, na província de Trentino, em Itália, de 11 a 14 de setembro e onde ficará a saber se o Geopark Terras de Cavaleiros continua a ser merecedor dessa distinção.

Simultaneamente com a conferência, decorre uma Geo-Feira, onde os participantes terão a oportunidade de promover os seus territórios junto de "mais de oitocentos delegados de todo o mundo", como disse o autarca.

HFI // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Afetados pela queda da grua no centro do Porto falam em "má fiscalização". Empresa nega

A empresa que instalou as duas gruas que caíram nos últimos dois meses no Porto vai apresentar uma queixa-crime contra o Sindicato da Construção de Portugal. A Somirav garante que o equipamento foi objeto de inspeção.

Corpo encontrado em elevado estado de decomposição numa casa devoluta no Porto

Foi encontrado esta quarta-feira de manhã o corpo de um homem em elevado estado de decomposição numa casa devoluta localizada na freguesia de Areosa, no Porto, apurou o Porto Canal com fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) do Porto.

Atualizado 24-04-2019 16:33

Administração do hospital de Gaia afasta “cenário caótico” apesar da polémica com o presidente

O conselho de administração do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) afastou, esta quarta-feira, qualquer "cenário caótico" vivido na instituição depois da polémica renuncia ao cargo de presidente de António Alves Dias e da 'nega' de Vitor Herdeiro, tal como noticiou o Porto Canal.

Atualizado 24-04-2019 18:47

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.