Candidato presidencial brasileiro Jair Bolsonaro apresenta quadro médico estável

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Brasília, 07 set (Lusa) -- O candidato às eleições presidenciais brasileiras Jair Bolsonaro, que foi esfaqueado numa ação de campanha, apresenta um quadro médico estável após a operação realizada num hospital em Minas Gerais, disse um dos cirurgiões citado pela Globo 1.

"Ele está consciente, já acordou, reconheceu os filhos", disse o médico cirurgião Luiz Henrique Borsato, do hospital da Santa Casa de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Jair Bolsonaro deu entrada naquele hospital com uma lesão hepática grave.

Após o incidente, Bolsonaro foi encaminhado rapidamente para o hospital da Santa Casa de Juiz de Fora, dando entrada às 15:40 (19:40 de Lisboa), registando perdas significativas de sangue e pressão arterial baixa, segundo dados do hospital.

"O que houve foi uma hemorragia na veia abdominal, que foi logo estancada, e lesões nos intestinos grosso e delgado. Foi retirada a parte lesada do intestino grosso", disse Borsato, citado pelo órgão de comunicação brasileiro.

Apesar do quadro estável, Bolsonaro não deverá receber alta hospitalar antes de "uma semana ou 10 dias", explicou o cirurgião.

O incidente aconteceu em Juiz de Fora, cerca de 200 quilómetros a norte do Rio de Janeiro.

Jair Bolsonaro, candidato da extrema-direita brasileira, está em segundo lugar nas sondagens para as eleições presidenciais que decorrem em outubro.

MIM (MYMM) // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.