Sérgio Conceição: "os treinadores sabem que quando defrontarem o FC Porto vão encontrar uma equipa muito competitiva"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, participou pelo segundo ano consecutivo no Fórum de Treinadores de Clubes da Elite da UEFA, em Nyon, na Suíça.

O encontro na Casa do Futebol Europeu serviu, uma vez mais, para a partilha de opiniões sobre questões que afetam as competições de clubes na Europa e a discussão e elaboração de propostas a apresentar à UEFA para a melhoria do futebol no continente.

Eis a lista de treinadores presentes no 20.º Fórum de Treinadores de Clubes da Elite da UEFA: Sérgio Conceição (FC Porto), Massimiliano Allegri (Juventus), Carlo Ancelotti (Nápoles), Rafael Benítez (Newcastle), Diego Simeone (Atlético de Madrid), Paulo Fonseca (Shakhtar Donetsk), Rudi Garcia (Olympique de Marselha), Şenol Guneş (Besiktaş), Julen Lopetegui (Real Madrid), José Mourinho (Manchester United), Thomas Tuchel (Paris Saint-Germain) e Arsène Wenger.

Pontos importantes em discussão
“São sempre questões pertinentes, as questões que os treinadores trazem para cima da mesa. Embora a UEFA tenha levantado algumas ideias para se debaterem, vamos tocando em um ou outro ponto importante, como a Liga dos Campeões ou a harmonização do fecho do mercado. Este ano, por exemplo, o mercado inglês e o mercado italiano fecharam no momento em que o campeonato começou. É uma questão muito importante para Portugal, um país mais vendedor que comprador. Falamos também de temas como o VAR, porque em alguns dos países vai ser o primeiro ano, enquanto nós fomos pioneiros nesse sentido.”

Mais igualdade
“São tudo questões importantes. É preciso bom senso. No fundo, haver mais igualdade onde há desigualdade, ou seja, no potencial e capacidade entre os clubes grandes e os outros.”

Fecho de mercado
“Senti que foi um alívio, como disse na antevisão do último jogo. Foi um alívio pelo fecho do mercado inglês e depois pelo fecho do mercado no dia 31 de agosto. É importante encontrar um equilíbrio e uma forma para não prejudicar os clubes, não passar seis, sete, oito semanas a preparar uma equipa para começar um campeonato e depois perder dois ou três elementos essenciais.”

O peso do FC Porto
“É preciso não esquecer que o FC Porto é, a par do Real Madrid e do Barcelona, o clube com mais presenças na Liga dos Campeões. Eu sou um novato como treinador mas estou a representar um clube com historial enorme nesta competição.”

Reencontros em Nyon
“Sou novato como treinador, mas encontrei aqui outro treinador, Diego Simeone, que jogou comigo na Lazio em 1998. É sempre um prazer encontrar estes treinadores. Uns jogaram comigo, outros são referências desde o tempo em que eu era jogador, como Arsène Wenger ou José Mourinho, que cheguei a ser treinado por ele.”

A Liga dos Campeões
“O nosso grupo é muito parecido com o do ano passado, muito equilibrado. Qualquer equipa pode ficar em primeiro ou em último. Nesse sentido, acho que é mais difícil. Os oitavos de final são um objetivo do FC Porto, depois ver o que acontece. Sempre com ambição de ganhar cada jogo, como nas competições internas, sabendo que a conquista do campeonato nacional é o principal objetivo.”

Sobre Soares
“Houve um mal-entendido, sinceramente. Conheço o Deco, é um amigo. O Soares é um homem que nesta altura está a sofrer com a sua lesão. A Liga dos Campeões começa daqui a pouco tempo e o timing previsto para o regresso do Soares coincide com a perda de três ou mais jogos da fase de grupos e não podia arriscar ter menos uma solução para meter o Soares. Penso que foi um mal-entendido, o Deco disse-me que se precipitou no comentário. Não há qualquer problema nenhum com o Soares ou o Deco, com quem falei ainda ontem.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.