Sismo de 4,6 magnitude foi sentido na região de Santa Maria da Feira sem causar danos

Sismo de 4,6 magnitude foi sentido na região de Santa Maria da Feira sem causar danos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O sismo com magnitude 4,6 na escala de Richter registado hoje de manhã a Norte de Peniche foi sentido na região de Santa Maria da Feira, distrito de Aveiro, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o IPMA.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adianta que o sismo foi registado às 07:12 nas estações da Rede Sísmica do continente com uma magnitude de 4,6 na escala de Richter e com epicentro a cerca de 130 quilómetros a Oeste do Cabo Mondego.

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) na região de Santa Maria da Feira [Aveiro] ", adianta o IPMA.

De acordo com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, este abalo foi sentido no Norte do país, tendo a Autoridade já recebido alguns pedidos de informação.

Fonte dos Sapadores Bombeiros de Vila Nova de Gaia disse à Lusa que os Sapadores receberam "bastante chamadas devido à curiosidade das pessoas", mas que não há registo de danos.

Ouvidos pela Lusa, alguns habitantes das cidades do Porto e de Matosinhos disseram ter sentido o tremor que fez "abanar alguns objetos em casa".

Também o Comando Distrital de Operação de Socorro e os Sapadores do Porto disse que, embora o sismo se tenha sentido, não houve nada de relevante a registar no distrito

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Na escala de Mercalli, o nível III é de um efeito "Fraco", correspondendo a um abalo que é: "sentido dentro de casa, em qaue os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo", de acordo com explicação do IPMA.

Esta escala vai até à intensidade XII, que corresponde a danos quase totais.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.