Justiça ordena reintegração de sindicalista na PSP, sindicatos exigem arquivamentos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jan (Lusa) -- O Supremo Tribunal Administrativo ordenou a reintegração na PSP do presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia, situação que levou hoje os sindicatos a exigirem o arquivamento imediato de todos os processos disciplinares contra dirigentes sindicais.

Oito anos depois de ter sido reformado compulsivamente por declarações proferidas à comunicação social, o presidente do Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP), António Ramos, é agora reintegrado na PSP por decisão de um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA), que segundo os sindicatos faz jurisprudência.

Numa conferência de imprensa, o presidente do SPP afirmou que esta decisão "é um muito importante para os polícias", considerando uma "vitória" para todos profissionais.

António Ramos sublinhou que o processo arrastou-se por oito anos, mas o acórdão do STA veio repor "a justiça e legalidade democrática na atividade sindical da PSP", esperando que esta decisão do STA "traga uma nova vida à PSP e que os dirigentes sindicais não tenham qualquer limitação em desenvolver a sua atividade sindical".

O SPP vai agora pedir à Assembleia da República que amnistie todos os dirigentes sindicais da PSP punidos no âmbito da sua atividade.

Por sua vez, o advogado do SPP, Armando Madaleno, afirmou que este processo "é um ponto de partida" para garantir que os dirigentes sindicais têm liberdade de expressão e "é uma prova que a justiça funciona"

Os presidentes do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) e do Sindicato Unificado de Polícia (SUP) estiveram presentes na conferência de imprensa para demonstrar solidariedade a António Ramos e pedir o arquivamento de todos os processos disciplinares contra dirigentes sindicais, que atingem algumas dezenas de sindicalistas da PSP.

O presidente do SINAPOL, António Ramos, referiu que vai pedir à direção nacional da PSP para que "suspenda de imediato" todos os processos em curso contra dirigentes sindicais, adiantando que só o SINAPOL tem 22 sindicalistas com processos disciplinares abertos.

Também o presidente do SUP, Peixoto Rodrigues, quer o arquivamento dos processos em curso, sublinhando que o acórdão do STA "é uma vitória para os sindicalistas da PSP".

António Ramos disse ainda que, pelo sdanos causados, vai avançar com um processo cível contra alguns governantes da altura: o primeiro-ministro José Sócrates, o ministro da Administração Interna António Costa e o secretário de Estado José Magalhães pelos danos causados.

Por ter sido reformado compulsivamente da PSP, António Ramos recebe, desde 2006, 75 por cento da reforma a que tinha direito, perdeu o direito de assistência na saúde concedido aos polícias e ficou impedido de progredir na carreira.

CMP // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.