Autarca de Viseu apela a "união de esforços" para concretização da ferrovia

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 30 jan (Lusa) - O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, apelou hoje à união de todos para a concretização da ferrovia, solicitando que as diferenças partidárias sejam esquecidas em favor de uma infraestrutura "fundamental para o desenvolvimento económico".

"Esqueçamos as diferenças partidárias e unamos esforços numa coisa fundamental que é a ferrovia para Viseu. A ferrovia e a ligação [rodoviária] a sul são as duas infraestruturas mais importantes que poderemos ambicionar para os próximos anos", sustentou.

Durante a reunião pública do executivo da Câmara de Viseu, que decorreu durante a manhã de hoje, em Bodiosa, o autarca do PSD criticou o grupo de trabalho que o Governo criou para estudar a matéria, acreditando que estão mais focados nas infraestruturas a sul.

"Por um lado não deixam de apontar como prioridade o eixo de ligação Aveiro - Vilar Formoso, mas depois quando vamos à classificação, aparece mal classificado", referiu.

Na sua intervenção, o autarca reafirmou que pretendem ver concretizado um projeto que inclua o eixo de ligação Aveiro - Vilar Formoso e a construção de um troço novo entre Viseu e Aveiro, com ligação direta.

Na sua opinião, a conjugação destas duas opções permitiria uma economia de meios. Por isso, apela a que se unam pela sua concretização, "sem politiquices e "olhando para a frente, a bem do território".

Almeida Henriques informou ainda que na próxima semana irá reunir a Plataforma da A25 (Viseu, Guarda, Aveiro), de forma a tomarem posição em conjunto sobre esta matéria.

"Irei também reunir com o presidente da Câmara do Porto, na próxima quinta-feira, e está também em curso a preparação de uma reunião com empresários, autarcas do centro e norte de Portugal", acrescentou.

Para o antigo secretário de Estado da Economia, a ferrovia é "seguramente o ponto mais importante para o futuro coletivo: condicionará o futuro da região, no sentido positivo, nos próximos 50 anos".

Na reunião do executivo de Viseu, os partidos da oposição - PS e CDS/PP - responderam ao apelo do autarca do PSD, sublinhando que caminham no mesmo sentido no que diz respeito a esta matéria.

CMM // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.