Investigador da Universidade do Minho ganha "Óscar" dos biomateriais

Investigador da Universidade do Minho ganha "Óscar" dos biomateriais
| Norte
Porto Canal

O investigador da Universidade do Minho (UMinho) Rui Reis ganhou o Prémio Clemson para Contribuições para a Literatura Científica, o "óscar" dos biomateriais, tornando-se o primeiro cientista distinguido com os dois "maiores" prémios atribuídos pela Sociedade Americana de Biomateriais.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Universidade do Minha (UMinho), da qual Reis é vice-reitor para a investigação e diretor do Grupo 3B's, explica que a Sociedade Americana de Biomateriais é "a maior sociedade Mundial nesta importante área de investigação".

Segundo o texto, os Clemson Awards, criados em 1974, são os "mais prestigiados prémios mundiais na área dos Biomateriais" pelo que "são por vezes considerados os óscares dos biomateriais".

Os Clemson Awards estão divididos em três categorias, "ciência básica, ciência aplicada e contribuições para a literatura científica", e foi nesta última que o investigador português foi distinguido. Pelo que explica o texto, esta é "a categoria mais prestigiada" das três.

"O prémio é atribuído a quem tiver realizado contribuições muito significativas e de excelência para a literatura científica no domínio da ciência e tecnologia de biomateriais", refere.

A UMinho destaca que Rui Reis "é o primeiro cientista mundial que recebeu os 2 maiores prémios da Sociedade Europeia de Biomateriais (Jean Leray e George Winter) e um Clemson Award da Sociedade Americana de Biomateriais".

Além disso, aponta, "pela primeira vez o prémio é atribuído a alguém que nunca foi nem sequer Professor Visitante na América do Norte, tendo construído toda a sua carreira em Portugal".

O galardão será entregue em abril, em Denver, EUA, no congresso anual da Sociedade Americana de Biomateriais, no qual Rui Reis apresentará uma palestra plenária.

Num outro comunicado, a Universidade do Minho anuncia que foi também premiada com a "Distinção de Mérito -- Categoria Academia", numa gala evocativa dos 50 anos da Associação Nacional dos Óticos, no Casino Estoril.

"Quase dois terços dos otometristas formados em Portugal passaram pela Escola de Ciências da Universidade Minho, que é cada vez mais reconhecida na área e acaba de lançar o primeiro doutoramento em Otometria no país", salienta o texto.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Detidos suspeito de tráfico e apreendidas mais de 200 doses de droga em Gaia

A PSP deteve, quarta-feira, em Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, um suspeito do crime de tráfico de droga, tendo apreendido cerca de 200 doses de liamba e haxixe e 560 euros em dinheiro, foi esta quinta-feira anunciado.