Freitas do Amaral propõe fim de subsídios a associações onde haja praxes abusivas

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 30 jan (Lusa) -- O ex-ministro Freitas do Amaral defendeu quarta-feira a necessidade de uma "pedagogia cívica e humanista perante os estudantes" na questão das praxes, sugerindo cortes nos subsídios estatais às associações de estudantes onde haja praxes abusivas.

Em entrevista à RTP na quarta-feira à noite, Freitas do Amaral defendeu ser "preciso que os reitores, e através deles os diretores das faculdades, se empenhem pessoalmente em acabar, pelo menos, com os aspetos excessivos e ilegais das praxes".

"Hoje as associações de estudantes são todas financiadas por um instituto qualquer da juventude, que gasta milhares e milhares e milhares de euros. Uma boa reforma do Estado é passar a dizer que as faculdades e as universidades onde houver praxes que excedam apenas aquilo que é puramente divertimento sem sofrimento, deixarão de receber qualquer subsídio do Estado", sugeriu.

O ex-ministro diz ser "preciso que haja pedagogia cívica e humanista perante os estudantes".

Afirmando não ser "defensor que se faça uma lei a dizer que estão proibidas as praxes", o ex-líder do CDS sublinha "a necessidade que as autoridades estejam atentas a tudo aquilo que for pisar o risco e passar para o domínio do ilícito, do atentatório dos direitos humanos".

"Segundo, seria bom que os reitores, os diretores das faculdades, que convençam os alunos que faz muito mais sentido fazer uma receção pela positiva e num tom de alegria, do que pela negativa e num tom de achincalhamento", sugeriu.

Manifestamente contra as praxes, Freitas do Amaral considerou que "se deve fazer tudo para que elas desapareçam ou regressem à pureza inicial e que haja esta ação pedagógica, feita junto dos estudantes, a explicar porque é que a praxe não pode ser aquilo".

"Esta tradição é um resquício do feudalismo. Hierarquização das pessoas em graus e os de cima a iniciarem ou darem os primeiros direitos aos de baixo, com eles ajoelhados", comparou.

JF // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).