Conta corrente do Japão com superavit de 5.821 ME em abril

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 10 jun (Lusa) -- O Japão registou em abril um superavit da sua conta corrente de 750.000 milhões de ienes (5.821 milhões de euros), mais do dobro do registado no mesmo mês de 2012 e o seu terceiro mês consecutivo positivo, anunciou o Governo.

A balança da conta corrente, que reflete os pagamentos e receitas de trocas com o exterior de bens, serviços, rendas e transferências, é considerada um dos indicadores comerciais mais abrangentes do país.

Em abril, as exportações japonesas aumentaram 2,7 % em termos anuais para 5,56 biliões de ienes (43.158 milhões de euros), refere um relatório preliminar do Ministério das Finanças do Japão.

Já as importações da terceira maior economia mundial subiram 9 %, também em termos comparativos anuais, para 6,38 biliões de ienes (49.523 milhões de euros).

De acordo com analistas do diário económico Nikkei, o aumento do superavit da conta corrente corresponde à continuada depreciação do iene o que aumenta o valor dos investimentos nipónicos no exterior e compensa o défice comercial direto.

Os dados de abril superaram as previsões dos analistas que esperavam que o superavit atingisse 310.000 milhões de ienes (2.400 milhões de euros).

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.