Venda de vacinas não autorizadas em Portugal, em três farmácias, é caso isolado - Infarmed

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jan (Lusa) - A autoridade nacional do medicamento concluiu hoje que a venda de vacinas, em três farmácias, sem autorização de comercialização em Portugal, foi um caso isolado, tendo instaurado processos de contraordenação contra o infrator.

Numa nota de imprensa, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) adianta que as três farmácias, pertencentes ao mesmo dono, mas não identificadas, venderam ao público vacinas contra a gripe, "adquiridas em Espanha, onde possuem as devidas autorizações".

O Infarmed esclarece que "as irregularidades detetadas" numa inspeção de rotina às três farmácias são "casos isolados no território nacional", dado que, de acordo com um relatório que hoje divulgou, "não se verificaram irregularidades" em 115 farmácias inspecionadas aleatoriamente, entre segunda e terça-feira, nos distritos de Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal, Leiria, Santarém e Faro.

A inspeção alargada a várias farmácias do continente visou, após a descoberta de importação ilegal de vacinas contra a gripe, verificar o cumprimento das "disposições legais aplicáveis à distribuição, ao armazenamento e à dispensa" de vacinas contra a gripe, a varicela, a meningococo e as hepatites A e B.

A nota de imprensa refere, citando o relatório das inspeções, que, apesar das três farmácias terem vendido vacinas contra a gripe sem autorização de comercialização em Portugal, as mesmas "foram transportadas" para Portugal "em condições adequadas de conservação", tendo o Infarmed confirmado, num dos lotes apreendidos, "a inexistência de qualquer indício de falsificação".

O Infarmed acrescenta que "procedeu à instauração de processos de contraordenação contra o infrator".

ER //GC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".