Ricardo Rio concorre a Braga para "romper com a escuridão"

| Política
Porto Canal / Agências

Braga, 09 jun (Lusa) - O candidato à Câmara Municipal de Braga Ricardo Rio afirmou hoje que concorre para "romper com a escuridão" e apontou como "prioridades" a regeneração urbana, a valorização ambiental, a dinamização cultural e a qualificação dos serviços municipais.

Ao discursar na apresentação da candidatura que encabeça, pela coligação "Juntos por Braga" (PSD/CDS-PP e PPM), Rio classificou a atual gestão socialista do município como "amorfa, quando se exigia uma câmara atuante no estímulo à atividade económica e na captação de investimentos".

Ricardo Rio, que concorre pela terceira vez à sucessão de Mesquita Machado, disse ainda que com o tempo "ganhou atributos" que se exigem a um autarca mas que com o mesmo tempo Braga "perdeu" como cidade e concelho.

"É tempo de rasgar a escuridão, de virar a página e de iniciar um novo ciclo que se traduza, de facto, numa nova forma de gerir a Câmara Municipal de Braga, de responder aos anseios das populações, de se relacionar com as instituições e de construir, com todos, um verdadeiro projeto de futuro", afirmou.

O candidato da direita bracarense disse manter-se "fiel" ao programa que tem vindo a defender apontando como prioridades "finalmente concretizar a regeneração urbana, a valorização ambiental, a dinamização cultural e a qualificação dos serviços municipais".

Segundo Rio, entre essas prioridades está "reduzir a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e reavaliar os valores das taxas e tarifas dos diferentes serviços municipais" para, disse, "garantir o apoio à competitividade do concelho, para empresas e cidadãos".

No plano económico, a coligação quer "revitalizar o Mercado Municipal, reforçar a capacidade de promoção turística em ligação aos agentes económicos e dotar Braga de espaços de acolhimento empresarial de vanguarda para captar emprego".

No plano social, Ricardo Rio apontou a necessidade da autarquia "assegurar que, antes de qualquer outra opção, todos os Bracarenses tenham uma vida digna e condições para a sua plena inclusão na Sociedade".

Ricardo Rio lançou críticas à gestão socialista de Mesquita Machado referindo que "onde se exigia uma câmara atuante no estímulo à atividade económica e na captação de investimentos, o que existe é uma gestão amorfa, feita de fogachos e de iniciativas ostensivamente lesivas para a subsistência dos setores tradicionais".

Ricardo Rio classificou ainda a atuação de Mesquita Machado à frente da autarquia como prosseguindo uma "lógica de despesismo descontrolado e de megalomanias que só se conseguem concretizar através da promoção de uma política de usura fiscal sobre os cidadãos e as empresas".

A coligação "Juntos por Braga" concorre pela terceira vez com Ricardo Rio como líder.

"De forma inequívoca, serei hoje melhor presidente de câmara do que seria caso tivesse sido eleito em 2005 ou 2009. Em termos dos atributos que se exigem a um autarca deste tempo novo, eu ganhei, com o tempo que Braga perdeu", afirmou.

JYCR// JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".