Euro sobe face ao dólar após críticas de Trump à Reserva Federal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 ago (Lusa) - O euro subiu hoje face ao dólar, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter multiplicado nos últimos dias as críticas ao líder do banco central norte-americano.

Às 17:55 (hora de Lisboa), o euro seguia a 1,1563 dólares, quando na segunda-feira à mesma hora negociava a 1,1460 dólares.

Na segunda-feira, Trump reiterou numa entrevista à agência Reuters as críticas à liderança de Jerome Powell na Reserva Federal (Fed), depois de o ter escolhido para o cargo que assumiu em fevereiro passado.

O presidente dos Estados Unidos tem mostrado desagrado com a subida gradual das taxas de juro por parte do banco central norte-americano.

Ao aumentar as taxas, o banco central reforça o valor do dólar, tornando os produtos norte-americanos mais caros para a exportação, o que complica a intenção de Trump de reduzir o défice comercial.

Com a subida das taxas, os créditos ao consumo e imobiliários tornam-se também mais caros, o que tem custos para os consumidores norte-americanos, numa altura em que se aproximam as eleições legislativas intercalares de novembro.

Divisas..........hoje.................segunda-feira

Euro/dólar......1,1563.....................1,1460

Euro/libra......0,89792.................. 0,89617

Euro/iene.......127,66.................... 126,41

Dólar/iene......110,41.....................110,30

EO //

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.